Incêndio em condomínios: conhecimento e treinamento são fundamentais

Situações de risco, principalmente com fogo, requerem calma e tomada de decisão rápida, aliada a treinamentos de brigada de emergência Há poucos dias, acompanhamos diversas ocorrências de incêndios na capital paranaense. Uma, inclusive, em um condomínio, em que só não resultou em uma tragédia maior devido à ação rápida do síndico e seu controle e […]

Situações de risco, principalmente com fogo, requerem calma e tomada de decisão rápida, aliada a treinamentos de brigada de emergência

Há poucos dias, acompanhamos diversas ocorrências de incêndios na capital paranaense. Uma, inclusive, em um condomínio, em que só não resultou em uma tragédia maior devido à ação rápida do síndico e seu controle e orientação dos moradores para sobrevivência e evacuação de área.

Para o vice-presidente de Condomínios do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Dirceu Jarenko, ter uma equipe e colaboradores preparados para ocasiões de urgência e emergência não é apenas uma questão de obrigatoriedade, mas de responsabilidade como cidadãos para a segurança de todos. “Todo condomínio, por imposição do Corpo de Bombeiros, precisa de uma Brigada de Incêndio, com todos os seus funcionários certificados, mas além disso, é muito importante também que o síndico e conselheiros também façam o curso e saibam como agir e orientar as pessoas em situações como essa”, ressalta.

Segundo Jarenko, todo morador e/ou condômino deveria estar apto para agir em situações de emergência, não apenas de fogo, mas de primeiros socorros, com medidas preventivas, entre outros conhecimentos específicos, porque nem sempre os funcionários que são da Brigada estão no condomínio. “Para a segurança de todos é fundamental que se tenha várias pessoas com estes conhecimentos no condomínio”, completa.

Fonte: https://www.segs.com.br/

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: