Decoração de apartamento pequeno: veja como solucionar a falta de espaço

É possível transformar metragens reduzidas em ambientes confortáveis Morar bem não significa, necessariamente, viver em um lugar grande. Casas ou apartamentos pequenos podem ser muito aconchegantes, basta seguir alguns truques. Integrar de maneira harmônica os espaços, apostar em acessórios coringas e dispor as peças de mobiliário de forma inteligente são alguns dos artifícios que podem […]

É possível transformar metragens reduzidas em ambientes confortáveis

Morar bem não significa, necessariamente, viver em um lugar grande. Casas ou apartamentos pequenos podem ser muito aconchegantes, basta seguir alguns truques. Integrar de maneira harmônica os espaços, apostar em acessórios coringas e dispor as peças de mobiliário de forma inteligente são alguns dos artifícios que podem fazer a diferença para atingir o conforto desejado.

Antes de dar início às reformulações ou reformas, no entanto, é preciso fazer uma análise do seu estilo de vida, além das prioridades e necessidades para cada ambiente da casa. “O valor disponível para ser gasto nesse primeiro momento é, na maioria das vezes, fator determinante para o projeto dos espaços”, destaca Clarice Franke, arquiteta

apartamento pequeno

Cozinhas e quartos devem ter móveis planejados, se possível. Estes ambientes precisam “ganhar” espaço (Foto: Shutterstock)

Acerte nos móveis

“O móvel feito sob medida é o principal aliado de um projeto para ambientes pequenos”, garante Clarice. Mesmo estreitos, armários com portas de correr são excelentes alternativas para guardarmos diferentes objetos. “As estantes vazadas têm baixo custo e ajudam a organizar, porém, quando se tem muita coisa para guardar, o ideal é que o armário tenha porta para não acumular pó e esconder uma possível bagunça, que poderia causar um mau aspecto”, explica a arquiteta.

Nichos e prateleiras são ótimas opções para organizar os utensílios do banheiro

Nichos e prateleiras são ótimas opções para organizar os utensílios do banheiro

Caso o orçamento esteja apertado e você não possa utilizar móveis planejados em todos os cômodos, a arquiteta sugere que a cozinha e os quartos sejam priorizados. “Esses espaços são os que mais temos coisas para guardar, além do uso ser prioridade”, justifica.

Além disso, pufes e poltronas pequenas com rodinhas são ótimos para acomodar visitas e podem ser encaixados em compartimentos de outros móveis quando não estiverem sendo utilizados. Espelhos, por sua vez, também podem ser considerados coringas em espaços pequenos, mas somente quando empregados de forma correta e pontual. “Do contrário, usados de forma exagerada, eles sufocam o espaço, sugerindo ‘infinitos’ que podem confundir as pessoas”, alerta Clarice.

decoração de sala pequena cores

Prefira usar tons claros na decoração, mas aposte em detalhes coloridos

A cor certa

Usar cores claras não é regra para ambientes pequenos, mas é preciso saber dosar a quantidade de cores selecionadas e distribuí-las no ambiente para criar uma unidade. No entanto, para evitar problemas, Clarice indica o uso de cores neutras nas paredes e no piso, pois proporcionam uma sensação de amplitude. “Dessa forma, podemos jogar com colorido no restante, colocando cores em objetos, quadros, almofadas e, também , em móveis únicos ou luminárias de mesa”, esclarece. Outra dica é utilizar um tom para as paredes próximo ao tom do piso, além de abusar da luz natural.

Fonte: ZAP Imóveis

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: