Como montar um closet em um quarto pequeno

Seu quarto é pequeno e parece que não tem espaço para nada? Então você precisa ficar por dentro de algumas dicas de decoração para ambientes pequenos Independentemente do tamanho do imóvel, a maioria das pessoas gosta de organização – principalmente quando se trata de suas próprias roupas, calçados e acessórios. Mas, vamos combinar, quando o […]

Seu quarto é pequeno e parece que não tem espaço para nada? Então você precisa ficar por dentro de algumas dicas de decoração para ambientes pequenos

Independentemente do tamanho do imóvel, a maioria das pessoas gosta de organização – principalmente quando se trata de suas próprias roupas, calçados e acessórios. Mas, vamos combinar, quando o quarto é pequeno é preciso muita criatividade para ter tudo em seu lugar certo, sem bagunça. O que você precisa nessas horas é de um closet.

Por isso, encontramos ideias bem legais para você ter seu closet no quarto usando algumas soluções de decoração para ambientes pequenos.Inspire-se para criar seu próprio closet no quarto.

26_06_closets1

Decoração quarto pequeno cada vez mais criativa

Criatividade e bom gosto são as palavras-chave para a decoração de um quarto pequeno, então o negócio é se inspirar, porque a era em que closet era coisa de mansão já vai longe há muito tempo.

Prova disso é que você pode montar seu closet no quarto usando materiais que já tem em casa, apenas adaptando-os para a decoração de um ambiente pequeno. Qualquer cantinho serve para encaixar aquele criado-mudo que você não usa há anos, aqueles ganchos de cortina que viram uma ótima arara usando apenas um cabo de vassoura ou até garfos antigos pregados na parede pelo gabo com os dentes retorcidos para cima, ideais para pendurar gravatas, cachecóis, cintos ou bijouterias.

Para deixar tudo bonitinho, compre um galão de tinta látex e pinte tudo de branco, uniformizando o visual, ou qualquer outra cor que você goste. Mas fica a dica: cores claras fazem o ambiente parecer maior, inclusive nos objetos.

Para ampliar o espaço, coloque um espelho de corpo inteiro estrategicamente em uma das paredes. Ele não vai ocupar espaço, servirá para você se vestir e ainda duplicará o espaço visualmente.

26_04_closets2

Descubra novos usos para velhos cantinhos

Sabe aquele pedaço de parede do quarto sobrando? Use a criatividade e um bocado de ideias de decoração e crie seu closet com varões e prateleiras. Prenda uma prateleira de cerca de 30 cm na parede, a uns 1,80 m de altura e, debaixo dela, um varão de cortina para servir de cabideiro. No chão, abaixo da prateleira, você pode colocar cestos organizadores e mais prateleiras – para sapatos, por exemplo.

Se não quiser que suas coisas fiquem expostas, prenda outro varão de cortina com argolas mais distante da parede, de forma que ultrapasse a largura da prateleira em 2 ou 3 cm. Coloque uma cortina charmosa, bem no seu estilo. Deixe-a entreaberta quando estiver sozinha e feche-a quando chegar alguma visita.

Você também pode usar nichos, daqueles que costumam haver nos apartamentos mais antigos, para criar closets no quarto bem charmosos desse jeito.

26_04_closets3

Aproveite a parede no final do quarto

Por causa da disposição das colunas estruturais, vários apartamentos têm “dentes” nas paredes, espaços menores que muitas vezes ficam sem função. Alguns optam por colocar uma rede, outros fazem um cantinho de leitura, você pode fazer um closet.

Aqui, use a máxima da decoração para ambientes pequenos segundo a qual “menos é mais”. Use a simplicidade nas linhas e nas ideias: uma prateleira larga mais próxima ao teto, uma arara de ferro presa a ela e, abaixo, uma ou duas cômodas. Seu closet econômico, prático e bonito está pronto.

26_04_closets4
Crie um closet no quarto pequeno, mas sofisticado

Não é porque ele é pequeno que não pode ser sofisticado. Para isso você pode, por exemplo, montar uma decoração com a clássica dupla preto e branco. A ideia é simples mas é bem legal: aproveite aquele cantinho mínimo sem uso do seu quarto e pinte, da metade da parede para cima, com uma tinta imantada. Prenda várias fotos suas, em preto e branco, com ímãs.

Da metade para baixo prenda uma arara. Ela pode ser ferro, de madeira ou de qualquer material, mas preferencialmente deve ser preta, para se mimetizar com a tinta imantada. Ela pode até ficar presa no teto, com cabos de aço. Como o canto é pequeno, você pode deixar ali apenas as roupas da semana ou aquelas que você mais usa.

26_04_closets5

Crie o espaço para o seu closet

Você pode criar o próprio espaço para o closet fazendo uma parede atrás da cama. Se o apartamento for novo ou estiver em reforma, você pode usar tijolos de vidro, por exemplo, cujo efeito fica muito bacana.

Se o imóvel for alugado, você pode usar divisórias ou até mesmo uma cortina grossa. O importante é deixar espaço entre as duas paredes para a colocação de prateleiras e araras. Você perde um pouquinho de espaço no quarto mas ganha na decoração.

26_04_closets6

Ao lado da cama, tudo pertinho e ao seu alcance

Outra boa ideia para quartos pequenos é montar um closet na parede oposta à cama, apenas usando prateleiras e mãos francesas. Coloque prateleiras largas para que as roupas fiquem dobradas sem amassar e possam ser pegas com facilidade com a ajuda de um banquinho. Em um dos cantos coloque uma arara com ganchos para cabides.

26_04_closets7

Cabideiros, ideais para decoração do quarto pequeno

Outra forma prática, rápida e barata é usar um cabideiro de pé, longo, e abaixo das roupas penduradas colocar os sapatos no chão. Use o próprio criado mudo para guardar bijuterias e pequenos objetos. Você pode guardar roupas íntimas, shorts e camisetas em cestos. Escolha um modelo com rodinhas, assim você pode mudar seu closet de lugar sempre que quiser.

26_04_closets8

Pequenas dicas ajudam a economizar espaço na decoração em ambientes pequenos

Na hora de comprar os cabides, dê preferência aos finos – e padronize seus modelos. Assim o resultado fica mais bonito e também evita que as roupas fiquem emboladas por estarem em modelos diferentes.

Em vez de gavetas, você pode usar aquelas colmeias plásticas que são empilháveis. Elas economizam espaço e dão conta do recado.

26_04_closets9

Use ganchos para pendurar bijuterias, gravatas, cachecóis, cintos e até anéis. Escolha modelos bonitos e originais que contribuirão para a decoração.
Organize suas roupas por categorias: cores, tipos ou tamanhos. Assim você já sabe onde cada coisa está e o closet ficará sempre organizado.
Fonte: ImovelWeb

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: