O espelho é um objeto que nunca sai de moda e virou peça chave em ambientes pequenos, como o lavabo. Além de decorar o local, eles dão amplitude ao banheiro social, se usados corretamente. “Como os espaços são cada vez menores, a sensação de profundidade e distribuição de luz dos espelhos é fundamental, principalmente nos lavabos onde esses pontos são mais críticos”, afirma a decoradora Luana Oliveira.
Pela própria estrutura do espaço e tipo de uso, o banheiro de visitas permite uma decoração mais elaborada em relação aos outros banheiros da casa. De acordo com Luciana, vale apostar desde itens tradicionais até em móveis e objetos mais ousados como papel de parede, cortinas, quadros e poltronas. “E os espelhos precisam acompanhar a proposta, por isso existem opções de diversos formatos, tamanhos, com molduras, luzes…”, afirma. “Pode abusar da criatividade!”.
Segundo Luana, os espelhos redondos são os mais delicados e descontraídos e valorizam a bancada e a pia. As opções quadradas, por serem mais formais, dão aparência de organização e são adotadas em decorações mais tradicionais.
Os irregulares misturam sensações de equilíbrio e caos, sendo muito utilizados em decorações mais modernas. Já os modelos retangulares transmitem tranquilidade e atitude. “Esses são os mais usados em lavados e normalmente ocupam toda a parede a partir da pia para ampliar o espaço”.
De acordo com a decoradora, os modelos muito pequenos podem causar certo desconforto psicológico e a sensação de falta de unidade.
– Evite colar o espelho na parede, pois a umidade pode acabar danificando a peça;
– Para dar profundidade ao local é preciso instalar o espelho nas paredes do fundo;
– Se quiser o ambiente o mais largo e amplo possível é necessário posicionar o espelho em um ângulo oposto ao da janela.
Fonte: ZapImoveis