Aumento de Inadimplência

Se analisarmos, a inadimplência nos condomínios vem crescendo bastante e já atinge índices relativamente altos, esse índice tende a aumentar ainda mais na passagem de ano. As razões são o aumentos dos gastos no fim do ano e as férias escolares. A inadimplência nos condomínios aumenta de 28 a 36% no decorrer das festas de […]

Se analisarmos, a inadimplência nos condomínios vem crescendo bastante e já atinge índices relativamente altos, esse índice tende a aumentar ainda mais na passagem de ano.

As razões são o aumentos dos gastos no fim do ano e as férias escolares. A inadimplência nos condomínios aumenta de 28 a 36% no decorrer das festas de fim de ano e as férias do mês de janeiro, assim ficando com índices altos até o começo de Abril. Desde 2003, o Código Civil abaixou o valor da multa de atraso para as contas de condomínio. Com essa baixa, em analogia ao cartão de crédito, por exemplo, fica mais vantajosa a dívida condominial o que contribui bastante para a inadimplência, pois se ela for alta, consequentemente o fluxo de caixa fica baixo, o que traz sérios problemas a administração do condomínio. Para conseguir lidar com esse problema orienta-se que a cobrança judicial seja utilizada em último caso, prevalecendo assim os acordos amigáveis. Porém quando o firmamento amigável não dá certo, outra maneira de lidar com isso é a contratação de uma empresa terceirizada para cuidar de tal cobrança. Isso não tem custo algum ao condomínio.

Todos os deveres são cobrados do inadimplente, e não há interferência alguma na gerencia do condomínio.

Fonte: seucondominio.com.br

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: