Fazer a decoração de quarto pequeno significa aproveitar todos os cantos do ambiente e caprichar nos detalhes. O primeiro passo é conferir as medidas do espaço e, somente depois, pensar sobre a escolha do mobiliário. É essencial evitar o excesso de móveis e garantir a boa circulação dos moradores, usando peças de tamanho adequado.
Deixe a cama encostada na parede para ganhar espaço (Fotos: Shutterstock)
Cuide principalmente de acertar a dimensão da cama. Afinal, modelos king size podem acabar com a sensação de amplitude. O recomendado é ter uma área mínima de 70 cm ao redor do móvel. “Escolher itens grandes é algo que compromete a circulação no ambiente, além do desconforto de poderem causar acidentes e esbarrões”, afirma Marcello Sesso, arquiteto.
Não hesite ainda na retirada de itens que ocupem muito espaço no quarto. Um exemplo é o criado-mudo. O móvel pode ser substituído por prateleiras na parede ou marcar presença somente em um lado da cama.Escrivaninhas, racks e cômodas também podem ser retirados da decoração.
Nichos dão leveza e funcionalidade ao quarto pequeno
Existe um recurso bastante eficiente na arrumação de quartos pequenos: armário planejado. A medida permite aproveitar cada centímetro do local, incluindo quinas e até mesmo corredores (quando portas de correr estão presentes). Mas fique atento com o uso de armários embutidos. Eles consomem espaço e podem deixar o quarto ainda menor.
A saída na hora ganhar a sensação de amplitude é deixar a cama encostada na parede e investir em camas-box com espaço interno para sapatos, roupas de cama e até livros. Outra opção interessante é usar beliches e improvisar, quando possível, uma pequena escrivaninha embaixo da cama superior.
Em um quarto pequeno com poucos móveis, papel de parede pode ganhar destaque e deixar o ambiente decorado sem esforços
A composição do quarto pode ainda contar com artimanhas visuais. A instalação de espelhos é um delas, pois o recurso da reflexão traz amplitude ao ambiente. Aposte em móveis e portas de armários espelhados, além de faixas de espelho na própria cabeceira da cama.
Espelhos ajudam a transmitir uma sensação de amplitude no quarto pequeno
Os famosos papéis de parede listrados também são vantajosos. As listras verticais aumentam o tamanho do pé direito e as horizontais transmitem a sensação de um quarto mais largo.
Abuse de tonalidades neutras e claras (cinza, bege, branco) nos móveis e paredes, deixando o colorido para itens como almofadas e roupa de cama.
Fonte: ZapImoveis