Por Letícia Lepchak*
Muitas pessoas se utilizam da falta de tempo como desculpa para a falta de organização. Entretanto, com um pouco de planejamento, é possível, sim, se organizar e manter a casa sempre em ordem.
O método Fly Lady, um sistema americano para auxiliar na limpeza e a arrumação da casa, sugere que você comece listando tudo o que precisa fazer e o tempo demandado de cada tarefa. Feito isso, elabore um cronograma semanal contendo todas essas tarefas, distribuindo-as entre os dias.
Há certos tipos de tarefas que devem ser feitas diariamente, como:
– Arrumar a cama
– Lavar a louça
– Trocar as lixeiras
– Limpar a pia do banheiro
– Separar a roupa suja
– Recolher o que está fora do lugar
– Varrer o chão
– Limpar o balcão da cozinha
– Tirar o lixo para fora
E outras que você ache que há necessidade de incluir nesta lista.
Já as tarefas que não têm a necessidade de serem realizadas todo dia, irão ser divididas entre os dias da semana:
Segunda-feira
– Trocar roupas de cama
– Trocar as toalhas do banheiro e de banho
– Colocar roupa para lavar
– Separar as contas a pagar
Terça-feira
– Tirar o pó dos móveis
– Limpar os eletrodomésticos
Quarta-feira
– Limpar vidros
– Colocar roupa para lavar
– Passar roupa
Quinta-feira
– Sacudir os tapetes
– Passar um pano úmido na casa
– Limpar os banheiros
Sexta-feira
– Lavar azulejos e o box do banheiro
– Limpar espelhos
– Tirar o pó dos móveis
– Aspirar a casa
Sábado
– Colocar a roupa para lavar
– Passar roupa
Domingo
– Limpar a geladeira
– Jogar fora os produtos vencidos
– Ir ao supermercado
– Definir o cardápio semanal
Vale lembrar que há também tarefas que devem ser feitas mensalmente, como:
– Lavar as cortinas
– Lavar os tapetes
– Esvaziar e higienizar os armários da cozinha
– Virar os colchões
– Organizar armários
– Limpar interruptores, lustres, paredes e teto
Você pode alterar e adequar esse cronograma de acordo com o seu dia a dia. O importante é realizar o planejamento dos afazeres e inclui-lo na rotina da casa.
E lembre-se: dedicando meia hora por dia para cuidar da organização da casa, sobrará mais tempo e disposição para realizar atividades que você realmente ame!
*Letícia Lepchak é formada em Marketing e Propaganda pelo Centro Europeu, graduanda em Marketing pela PUC-PR e certificada como Personal Organizer pela Facilita Organização. Sempre foi uma apaixonada por organização, e viu nesta profissão a possibilidade de trabalhar com o que ama e melhorar a vida de quem precisa.
Fonte: ImovelWeb