Como montar um cronograma semanal de limpeza do lar

Listar as tarefas que precisam ser feitas na semana otimizam o seu tempo e ajudam em uma organização permanente. Por Letícia Lepchak* Muitas pessoas se utilizam da falta de tempo como desculpa para a falta de organização. Entretanto, com um pouco de planejamento, é possível, sim, se organizar e manter a casa sempre em ordem. […]

Listar as tarefas que precisam ser feitas na semana otimizam o seu tempo e ajudam em uma organização permanente.

Por Letícia Lepchak*

Muitas pessoas se utilizam da falta de tempo como desculpa para a falta de organização. Entretanto, com um pouco de planejamento, é possível, sim, se organizar e manter a casa sempre em ordem.

O método Fly Lady, um sistema americano para auxiliar na limpeza e a arrumação da casa, sugere que você comece listando tudo o que precisa fazer e o tempo demandado de cada tarefa. Feito isso, elabore um cronograma semanal contendo todas essas tarefas, distribuindo-as entre os dias.

Há certos tipos de tarefas que devem ser feitas diariamente, como:

– Arrumar a cama
– Lavar a louça
– Trocar as lixeiras
– Limpar a pia do banheiro
– Separar a roupa suja
– Recolher o que está fora do lugar
– Varrer o chão
– Limpar o balcão da cozinha
– Tirar o lixo para fora

E outras que você ache que há necessidade de incluir nesta lista.

Já as tarefas que não têm a necessidade de serem realizadas todo dia, irão ser divididas entre os dias da semana:

Segunda-feira

– Trocar roupas de cama
– Trocar as toalhas do banheiro e de banho
– Colocar roupa para lavar
– Separar as contas a pagar

Terça-feira

– Tirar o pó dos móveis
– Limpar os eletrodomésticos

Quarta-feira

– Limpar vidros
– Colocar roupa para lavar
– Passar roupa

Quinta-feira

– Sacudir os tapetes
– Passar um pano úmido na casa
– Limpar os banheiros

Sexta-feira

– Lavar azulejos e o box do banheiro
– Limpar espelhos
– Tirar o pó dos móveis
– Aspirar a casa

Sábado

– Colocar a roupa para lavar
– Passar roupa

Domingo

– Limpar a geladeira
– Jogar fora os produtos vencidos
– Ir ao supermercado
– Definir o cardápio semanal

Vale lembrar que há também tarefas que devem ser feitas mensalmente, como:

– Lavar as cortinas
– Lavar os tapetes
– Esvaziar e higienizar os armários da cozinha
– Virar os colchões
– Organizar armários
– Limpar interruptores, lustres, paredes e teto

Você pode alterar e adequar esse cronograma de acordo com o seu dia a dia. O importante é realizar o planejamento dos afazeres e inclui-lo na rotina da casa.

E lembre-se: dedicando meia hora por dia para cuidar da organização da casa, sobrará mais tempo e disposição para realizar atividades que você realmente ame!

*Letícia Lepchak é formada em Marketing e Propaganda pelo Centro Europeu, graduanda em Marketing pela PUC-PR e certificada como Personal Organizer pela Facilita Organização. Sempre foi uma apaixonada por organização, e viu nesta profissão a possibilidade de trabalhar com o que ama e melhorar a vida de quem precisa.

Fonte: ImovelWeb

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: