O mofo encontrado dentro dos armários é causado por um tipo de fungo que cresce em meio a locais úmidos e sem ventilação. Desta forma, a dica inicial para evitar este problema, é deixar as portas abertas sempre que possível, a fim de deixar o local e as roupas respirarem.
Entretanto, em alguns casos, só fazer isso não adianta. Por isso, o ideal é fazer com que a umidade acumulada seja direcionada para algum recipiente. Há diversos tipos de produtos existentes, chamados de “antimofo”, que podem ser muito úteis para esta função. Você pode também preparar o seu antimofo em casa, utilizando o cloreto de cálcio, principal ingrediente nestes produtos industrializados. Além disso, existem outros tipos de soluções caseiras como o giz para quadro-negro em pedaços espalhados pelo guarda-roupa que também podem solucionar o problema.
Outra dica é sempre que sobrar um tempinho, retirar todas as roupas do armário, passe um aspirador de pó, limpá-lo com um pano umedecido em água sanitária e deixar as portas abertas durante algumas horas até secar completamente. Feito isso, verifique se não há bolor em alguma das roupas e, caso tenha, realize a limpeza antes de guardar. Evite guardar a roupa logo após tê-la usado; deixe ventilando por algumas horas e só depois guarde.
*Letícia Lepchak é formada em Marketing e Propaganda pelo Centro Europeu, graduanda em Marketing pela PUC-PR e certificada como Personal Organizer pela Facilita Organização. Sempre foi uma apaixonada por organização, e viu nesta profissão a possibilidade de trabalhar com o que ama e melhorar a vida de quem precisa.
Fonte: ImovelWeb