Não importa o tamanho, ter um espaço verde em casa sempre deixa tudo mais gostoso e aconchegante. As plantas, além de diminuírem a temperatura dentro de casa e nos arredores nessa onda de calor, são um ótimo hobby para dar aquela relaxada depois do expediente. Mais do que botar vasinhos ou plantar arbustos, o paisagismo dá forma e requinte aos jardins, sejam eles externos e internos. Cansada do layout do seu jardim? Então confira 4 técnicas de paisagismo que você precisa conhecer para dar um up no seu jardim!
Texturas diversificadas
A natureza nos brinda com diversas formas e tamanhos. Uma das técnicas mais legais – e também bastante utilizada – é a combinação de texturas, entre folhas, tecidos e móveis. É importante que exista um objetivo no seu projeto de paisagismo. Você quer um lugar aconchegante? Então use e abuse de algodão cru para almofadas e estofados e os combine com plantas de folhas largas e flores pequenas. Nesse jardim, o algodão ficou por conta das redes que podem ser suspensas enquanto não são utilizadas.
Inverno e verão
Para quem não tem espaço na área externa, o jeito é trazer as folhagens para dentro de casa. Palmeiras são as mais indicadas para dentro de casa, pois não podem pegar luz direta, apenas claridade. Além disso, a possibilidade de combinar texturas é bem maior, já que não há o risco dos materiais estragarem devido a ação da chuva.
Dicas importantes:
– Plantas como flores são as mais indicadas;
-Aproveite paletes e ripas de madeira que são facilmente encontradas;
-Plantas para uso culinário também são as preferidas para os jardins internos;
Design móvel
Como as residências hoje estão cada vez menores e a vida cada vez mais corrida, a solução que os paisagistas muitas vezes encontram é criar um ambiente que se adapte às necessidades dos moradores, dinâmicos e facilmente mutáveis. Como fazer isso? Usando vasinhos. Os vasos estão entre os queridinhos dos novos paisagistas. Vão bem em qualquer tipo de espaço e a grande maioria das plantas se adapta muito bem ao plantio em vasos. Dá para criar diversos layouts, usando árvores de diversos tamanho.
Ou mesmo adaptando um jardim interno para a cozinha, por exemplo. Funcional e lindo.
Verticalidade com tudo
Quem disse que os jardins devem ser apenas horizontais? Essa composição dá um pouco mais de trabalho, mas um bom planejamento e algumas obras para acomodar corretamente as plantas são mais que suficientes para criar um jardim vertical em qualquer parede.
Dentro de casa elas ajudam a refrescar, renovam o ar e trazem o contato com a natureza para ainda mais perto. Plantas como o Copo-de-leite ou o Lírio-da-paz adaptam-se com facilidade aos jardins verticais, assim como as plantas trepadeiras – essas usadas principalmente para a composição de cercas-vivas no ambiente externo dos imóveis.
Fonte: ImovelWeb