Por Iguana
Paredes revestidas de azulejos geralmente estão localizadas nos ambientes mais úmidos da casa, como banheiro, cozinha e área de serviço. A escolha do material se dá pela praticidade na hora da faxina. Para manter a beleza do ambiente, precisamos ter atenção ao rejunte que preenche os espaços entre as peças.
Com o tempo, os rejuntes vão ficando amarelados e podem começar a rachar. Os pontos negativos são além da questão estética, pois esses buraquinhos que se criam prejudicam o azulejo e ainda acumulam bolor.
Hoje em dia é muito fácil renovar o rejunte dos azulejos. Muitas marcas de argamassas prontas estão disponíveis no mercado. Com alguns passos você terá uma parede novinha em sua casa.
– Remova a argamassa antiga que estiver trincada ou com buracos. Finalize remoção da argamassa com uma escova úmida, para não deixar a superfície pronta para a aplicação do novo rejunte.
– Prepare a argamassa de acordo as instruções do fabricante. Aplique-a entre os azulejos utilizando uma espátula, preenchendo todo o espaço.
– Retire o excesso de argamassa dos azulejos com uma esponja úmida. Passe-a sobre a parede realizando movimentos circulares, tendo o cuidado de não atingir o rejuntamento novo. Complete a limpeza com uma estopa seca.
– Para demarcar as juntas entre os azulejos, utilize um espetinho de churrasco para fazer os frisos.
– Após dois dias da aplicação você pode lavar os azulejos para deixá-los limpos e ter o seu novo rejunte dos azulejos.
Dicas para manter o rejunte dos seus azulejos limpos
Não limpe a parede com água sanitária ou produtos a base de ácido. Na limpeza diária, água e detergente são suficientes.
Vinagre branco: ele é o produto que retira o aspecto encardido dos rejuntes e livra a parede do mofo. Aplique-o sobre o rejunte, puro ou diluído em água, com a ajuda de uma escova de dentes. Depois é só enxaguar com água.
Fonte: ImovelWeb