Síndico mirim

Crianças disputam eleição para síndico mirim em Guarulhos Condomínio criou comissão para envolver crianças em decisões. Biblioteca será um dos desafios da nova gestão. Uma comissão mirim foi criada em um prédio em Guarulhos para incentivar a participação das crianças na manutenção e na ordem do condomínio. O novo síndico mirim será escolhido no sábado […]

Crianças disputam eleição para síndico mirim em Guarulhos

Condomínio criou comissão para envolver crianças em decisões. Biblioteca será um dos desafios da nova gestão.
Uma comissão mirim foi criada em um prédio em Guarulhos para incentivar a participação das crianças na manutenção e na ordem do condomínio. O novo síndico mirim será escolhido no sábado (26).
Três crianças que moram no condomínio Andorinhas disputam o cargo. Fernanda Daiane dos Santos, de 20 anos, deve deixar a função em razão da idade. “A gente fez festas, fizemos brincadeiras. A gente sempre descia para brincar aqui em baixo com as crianças”, conta a jovem sobre a sua gestão.
Matheus Pereira Lins, de 10 anos, é um dos candidatos a síndico. Para conseguir votos, ele bate de porta em porta para conversar com os moradores. Uma de suas concorrentes, Camila Gonçalves Santos, de 11 anos, já faz promessas. “Eu vou incentivas as crianças a não jogar lixo no chão, vou incentivar as brincadeiras, vou ajudar o síndico também em algumas coisas e ajudar na biblioteca”, conta.

Um dos principais desafios que o síndico mirim terá durante a gestão vai ser a organização dos livros da biblioteca. Yasmim Gonçalves, de 14 anos, é coordenadora do espaço e continuará no cargo. “Quando as pessoas pegarem o livro pra estudar eu vou ter que marcar o nome delas, a data em que elas pegaram… Igual a uma biblioteca de escola mesmo”, conta.

Gabriele Santiago, de 12 anos, também não deixará a sua função como responsável pela sustentabilidade. Ela incentiva a coleta seletiva nos apartamentos e o dinheiro que arrecada com a venda do lixo reciclável vira benfeitorias para o condomínio. “Assim como a gente ajuda o prédio, o prédio ajuda a gente”, diz Gabriele.
A ideia de formar uma comissão mirim foi do síndico Claudinei Boltolo Generoso. A eleição deste sábado é a terceira em cinco anos. “Muda o comportamento, a responsabilidade, a participação deles. Eu deixo bem claro que o futuro do prédio é deles, então eles estão zelando pelo patrimônio deles”, afirma.

Fonte: G1

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: