• Por: Garantidora Duplique Desembargador
  • 04/12/2013

Reparo e conservação – Cortinas, persianas e biombos

Quem não quer ter uma casa bonita, aconchegante e com ambientes limpos, para uma vida mais saudável? Além de serem importantes na decoração, as cortinas, persianas e biombos são itens muito funcionais na conservação da sua casa. Eles protegem os móveis e objetos de decoração dos raios solares, evitando desbotamento e manchas. Mas atenção: esses […]

Quem não quer ter uma casa bonita, aconchegante e com ambientes limpos, para uma vida mais saudável?

Além de serem importantes na decoração, as cortinas, persianas e biombos são itens muito funcionais na conservação da sua casa. Eles protegem os móveis e objetos de decoração dos raios solares, evitando desbotamento e manchas. Mas atenção: esses itens costumam ser um foco de acumulo de pó e ácaros que podem fazer mal a sua saúde.

Veja como cuidar dessas peças-chave da decoração da sua casa, para que elas tenham mais durabilidade e estejam sempre limpas de verdade:

Cortinas

cortina 3

As cortinas de tecido devem ser lavadas mensalmente, para evitar o acumulo de pó. Use apenas água e sabão neutro. Lembre-se que algodão, seda, linho e fibras naturais são tecidos com baixa resistência ao sol e, portanto, podem desbotar ou encolher com mais facilidade. Neste caso, considere lavar as cortinas em lavanderias especializadas. Uma boa maneira de secar as cortinas, para quem tem pouco espaço, é pendurá-las ainda molhadas no próprio trilho ou varão. Cortinas com tecidos poliéster e acrílico podem ser passadas com ferro a vapor, ainda molhadas, e penduradas úmidas.

Hoje em dia, ha diversos modelos criativos de cortinas. Nesses casos, a limpeza pode ser feita semanalmente com espanador.

Persianas

persiana 1

A limpeza rotineira das persianas deve ser feita semanalmente, usando um aspirador de pó ou espanador. Uma limpeza mais caprichada pode ser feita com um pano úmido com água, uma vez por mês. Recomendamos também uma lavagem profissional das persianas uma vez por ano, para evitar que fiquem impregnadas de sujeira.

Biombos

biombo 1

Os biombos devem ser limpos semanalmente. Nos de madeira ou bambu, você pode usar um pano macio pouco úmido com água. Recomendamos aplicar um pouco de lustra móveis ou óleo de peroba com um pano macio e seco sobre a superfície limpa e seca uma vez por mês para revitalização do material.

Os biombos de ferro devem ser limpos apenas com espanador e um pano seco, os de papel de arroz devem ser limpos com aspirador de pó e os de plástico devem ser limpos com um pano bem úmido com água e álcool. Nos biombos que tem “divisórias” de tecido amarradas, elas devem ser retiradas e lavadas da mesma forma que as cortinas, uma vez por mês.

Com esses cuidados simples, você garante a beleza e conservação das cortinas, persianas e biombos da sua casa. Mãos a obra?

Fonte: Loucos por Imóveis

Link da matéria: https://www.vivareal.com.br/loucosporimoveis/guias-praticos/reparo-conservacao-cortinas-persianas-biombos/#ixzz2mVmYBgbG 

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: