• Por: Garantidora Duplique Desembargador
  • 21/11/2013

As chuvas de verão vêm aí

Limpeza de telhados e calhas deve anteceder os períodos chuvosos. Atenção também com os rufos. Cuidados ajudam a evitar infiltrações e alagamentos Verão se aproxima, época de altas temperaturas e de chuvas. Elas podem até ser passageiras, mas costumam ser fortes o bastante para trazer prejuízos. Portanto, é hora de fazer um check list em casa […]

Limpeza de telhados e calhas deve anteceder os períodos chuvosos. Atenção também com os rufos. Cuidados ajudam a evitar infiltrações e alagamentos

chuva 1

Verão se aproxima, época de altas temperaturas e de chuvas. Elas podem até ser passageiras, mas costumam ser fortes o bastante para trazer prejuízos. Portanto, é hora de fazer um check list em casa para ter certeza de que nenhum imprevisto vai trazer dor de cabeça. Conheça as principais orientações de quem entende do assunto.

Segundo o especialista em manutenção Samuel de Oliveira, proprietário de uma empresa especializada em reformas e reparos imobiliários, é importante ficar de olho na previsão do tempo e antecipar a manutenção de telhados e calhas. Ele destaca que as calhas merecem mais atenção porque costumam entupir, principalmente com folhas de árvores, vilãs em períodos chuvosos, o que pode gerar alagamento e infiltrações.

Além do transtorno, deixar para depois esse serviço pode trazer prejuízos ao bolso, por causa dos consertos necessários. Por essa razão, é importante programar a poda de árvores periodicamente. Oliveira recomenda até que a limpeza e os cuidados sejam semanais, principalmente onde há árvores sobre o telhado.

Em prédios comerciais, outra recomendação do especialista é colocar telas aramadas sobre as calhas, para evitar que pássaros mortos ou objetos possam obstruir a passagem de água pela tubulação.

A atenção também deve estar voltada ao volume das chuvas, já que uma calha inadequada pode ser insuficiente para suportar a quantidade de água. Oliveira recomenda que um especialista seja contratado para indicar o tamanho de calha de acordo com a metragem quadrada do telhado. “A calha deve ser compatível com o telhado e o escoamento também deve ser planejado”.

Não só a calha deve passar por manutenção periódica. Os rufos, estruturas fixadas nas paredes, também precisam ser vedados duas vezes por ano. “Com a manutenção dos rufos é possível evitar que infiltre água entre a calha e a parede”, diz.

A limpeza de ralos periodicamente também ajuda na vazão da água. Além disso, vale cuidar do escoamento de água do quintal, para evitar alagamentos que danifiquem a área externa, como jardins e varandas.

Outras precauções

Insetos

Aumentam com as chuvas. Coloque telas nos ralos e mantenha a grama cortada

Mofo

Afaste móveis das paredes, principalmente se a manutenção do telhado não estiver em dia e a parede ficar úmida.

Fonte: Diário do Norte

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: