• Por: Garantidora Duplique Desembargador
  • 07/11/2013

Saiba escolher os móveis certos para uma sala pequena

Arquitetas dão ideias de como tirar o máximo proveito do espaço sem perder a comodidade Com aumento da oferta de residências compactas,  com área útil de até 45 metros quadrados, as dimensões das salas – assim como as dos demais cômodos – estão cada vez menores, ampliando o desafio de mobiliar os aposentos de forma […]

Arquitetas dão ideias de como tirar o máximo proveito do espaço sem perder a comodidade

sala pequena

Com aumento da oferta de residências compactas,  com área útil de até 45 metros quadrados, as dimensões das salas – assim como as dos demais cômodos – estão cada vez menores, ampliando o desafio de mobiliar os aposentos de forma inteligente, sem ter prejuízos no conforto.

Para quem não pretende abrir mão do aconchego do cantinho mais acolhedor da casa, a sugestão da arquiteta Andrea Parreira é evitar móveis com tamanhos exuberantes ou robustos, já que eles podem impedir a circulação do local ou obstruir janelas e portas. “A mobilidade é fundamental em qualquer bom projeto de decoração”, diz a especialista. Por isso, dependendo do caso, a máxima do “menos é mais” pode se aplicar perfeitamente na hora da compra.

Na opinião da arquiteta Claudia Hypolito, é possível ter um item de tamanho maior – uma estante, por exemplo, que pode abrigar os aparelhos eletrônicos e objetos decorativos – e usar a moderação para adquirir ou alocar os demais. Aqui também vale usar a parede como aliada para os embutidos e eletrônicos, como TVs de LCD ou LED.

Reduzir as medidas da mobília não significa abrir mão do bem-estar.  Cláudia lembra que os sofás retráteis são uma prova disto, e os de cores mais vibrantes (como amarelo e vermelho), ajudam a disfarçar a miudeza do cômodo. Outro conselho dela é: “Escolha elementos que possam mudar de lugar, como o puff, que pode servir de apoio para pés e livros, além de ser um objeto de decoração”.

Com base nos depoimentos das profissionais o ZAP Imóveis elaborou um resumo das dicas. É importante lembrar que as orientações podem variar de acordo com cada sala.

Mesa

As de proporções redondas costumam se ajustar melhor a ambientes pequenos, por não oferecerem a necessidade de encaixe;

Sofá

sofá retrátil vermelhoO modelo retrátil está em alta, especialmente o de cor vibrante;

Estantes e painéis

Se houver a necessidade de guardar objetos e eletrônicos, a estante, disposta em um das paredes da sala, pode ser a melhor opção. Do contrário, dá para apostar nos painéis, que podem acoplar as televisões mais finas e deixar o visual moderno;

Luminárias

As embutidas são eficientes na busca de qualquer intensidade de luz artificial e não ocupam espaço;

Abajur

Este elemento deve possuir uma cúpula adequada ao volume da mesa de apoio;

Mesinhas de centro

 Se a área disponível for muito restrita, as mesas laterais são ótimas alternativas.

Fonte: ZAP Imóveis

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: