Mesmo que você tenha feito um planejamento nota 10 e que todas as possibilidades tenham sido pensadas, os imprevistos em obras no condomínio acontecem. Afinal, há muita gente envolvida e até mesmo São Pedro precisa contribuir.
Então, já que é impossível evitar, o melhor é aprender como lidar. Preparamos esta lista de dicas para o síndico e moradores administrarem melhor as adversidades. Sejam elas o recebimento de materiais que não obedecem o pedido realizado, encontro de canos que não estavam na planta original do empreendimento, falta de manutenção, atrasos de fornecedores e brigas entre as equipes de trabalho.
O futuro é incerto, mas quando sabemos como contornar as situações inesperadas, o progresso das obras no condomínio é bem menos prejudicado.
Acompanhe!
6 dicas sobre como lidar com imprevistos em obras no condomínio
A forma ideal de solucionar problemas e suas consequências é por meio do diálogo. De preferência olho no olho. Evite o bate-boca por mensagens ou áudios de whatsapp.
Se a circunstância envolver a equipe de trabalho, reúna e busque soluções em conjunto. Entenda as razões e atue sobre as causas.
Lembre-se que penalizar ou somente dar ordens é um modo arcaico de resolver conflitos. Eleger um responsável pelo erro não contribui pra resolução de uma situação problemática.
Faltou disciplina ou organização? Então, é hora de agir na prevenção para que esses fatores possam ser melhorados. O aprimoramento evita que os mesmos problemas apareçam novamente no futuro.
Garanta que a comunicação flua bem entre o pessoal do planejamento e as equipes de execução das obras no condomínio. A troca de informações precisa ser ágil durante o tempo todo, mas principalmente quando os imprevistos surgem. É neste momento que o gerenciamento das equipes e dos recursos deve comprovar sua eficiência.
Um bom modo para contornar o atraso na entrega dos materiais prometidos pelos fornecedores é tentar comprar os insumos de forma emergencial no comércio varejista do setor de construção. Neste aspecto é preciso ficar bem atento já que esse pedido deve ser feito mesmo antes dos materiais terminarem.
Com isso, você fica livre da interrupção do trabalho que é a grande vilã dentro de um cronograma de obras no condomínio.
Aqui uma dica é envolver os funcionários em atividades mais cansativas ou maiores em extensão sempre que houver atraso na execução de determinadas tarefas. Outra alternativa é fazer o deslocamento do pessoal que, por ventura, esteja ocioso quando isso acontecer.
Talvez seja necessário contratar funcionários extras por períodos pré-fixados. Por exemplo, alguns dias, algumas semanas ou até mesmo para um mês inteiro de trabalho. Tenha sempre na manga uma lista de fornecedores de mão de obra confiável.
Mesmo quando o estudo pluviométrico da região é realizado previamente, pode haver uma grande incidência de chuvas que não foram previstas. Isso faz com que a produtividade no canteiro de obras caia por água abaixo.
Neste caso, o responsável técnico pelas obras no condomínio deve fazer o acompanhamento climático em períodos alternados do dia.
Assim, torna-se possível programar o adiantamento de algumas atividades e a transferência de outras. Leve tudo isso para um local coberto. A mistura da argamassa é apenas um exemplo de trabalho que pode ficar sendo realizado em tempos de chuva.
Claro que a produtividade e a qualidade do trabalho são fundamentais para a execução das obras no condomínio. As atividades necessárias devem estar bem descritas no momento da contratação dos funcionários. Mas tão importante quanto é resguardar a segurança e a integridade de todos, abrindo o menor espaço possível para insatisfações e conflitos entre a mão de obra.
Se houver problemas, conte com o profissional especializado na área jurídica da sua empresa para não serem feitas cobranças indevidas. E ao mesmo tempo tudo esteja sendo realizado visando o cumprimento das leis trabalhistas e da modalidade de contratação.
via tudocondo.com.br