O início de mandato do síndico é um período desafiador, já que há muito o que estudar sobre a situação do condomínio. Confira este guia!
Agora que você foi eleito síndico, organize-se para o início de mandato e prepare-se para fazer um bom planejamento. Afinal, você precisa mostrar aos moradores do condomínio que mesmo sendo um síndico iniciante está capacitado para fazer uma gestão de qualidade.
Mandato do síndico: uma introdução
O mandato do síndico de dois anos engloba a administração do condomínio, bem como a gestão financeira e a de infraestrutura. Sempre com o compromisso de manter a saúde financeira e contábil do empreendimento, além da harmonia da vida em comunidade.
Início de mandato do síndico
Importante que o síndico iniciante entenda a situação do condomínio. É preciso mapear o cenário atual, destacando os pontos fortes e fracos.
Ou seja, listar o que deve ser melhorado no empreendimento e quais os principais problemas a serem solucionados a curto, médio e longo prazos.
Outro importante passo para se organizar é criar um cronograma de tudo o que precisa ser feito no condomínio, como obras, pequenos reparos, entre outras ações. E sempre trabalhando de forma alinhada aos recursos que estão disponíveis sem prejudicar as finanças.
O síndico precisa apresentar e justificar cada necessidade aos condôminos na reunião. E propor a criação de um fundo específico para as iniciativas sugeridas ou para pagamentos adicionais que possam surgir futuramente.
Síndico iniciante: o que deve ser checado antes de começar o mandato
Veja tudo o que precisa ser verificado e providenciado nos âmbitos administrativo, financeiro e de infraestrutura.
Tenha acesso à lista de documentos do condomínio, como contratos de prestação de serviço, Relatório de Inspeção Anual (RIA) dos elevadores, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), Habite-se anterior, brigada de incêndio, análise da água, plantas do condomínio, certificados de dedetização, limpeza de caixas d’´água e outros serviços realizados;
Dados na Receita Federal: obtenha o certificado digital atualizado. Sem esse documento, o síndico não consegue enviar dados importantíssimos referentes aos seus funcionários, e pode, inclusive, ser penalizado com multas pela Justiça do Trabalho, além do condomínio ficar suscetível a processos trabalhistas;
Atualize os dados bancários: ação necessária quando há troca de gestão do condomínio, evitando assim que o banco bloqueie a movimentação financeira das contas do empreendimento;
Confira se o seguro do condomínio está em dia e se a sua cobertura está de acordo com as necessidades do local. Observe ainda a data de sua renovação;
Verifique as certidões de débito negativas. Elas mostram se o condomínio está em dia com o INSS, FGTS, além de tributos federais e municipais. Por meio desse documento, o síndico fica sabendo se há dívidas fiscais e trabalhistas pendentes;
Confira os contratos do condomínio, como os de manutenção: observe com quais fornecedores foram firmados, o tempo de vigência, o valor, bem como, a necessidade de cada um;