Reforme móveis e objetos antigos da sua decoração

Faça você mesmo reformas e manutenções criativas em seus objetos que estão velhos ou desatualizados. É o DIY transformando a decoração do seu lar! Final do ano está aí e sempre nessa época a gente sente aquela necessidade dar uma repaginada na casa, mudar os ares, trocar uma peça aqui e outra ali. Mas e […]

Faça você mesmo reformas e manutenções criativas em seus objetos que estão velhos ou desatualizados. É o DIY transformando a decoração do seu lar!

Final do ano está aí e sempre nessa época a gente sente aquela necessidade dar uma repaginada na casa, mudar os ares, trocar uma peça aqui e outra ali. Mas e se eu falar que você pode ter uma casa totalmente diferente sem tirar um móvel do lugar e gastando pouquinho pra isso?

Pois é, renovar é preciso, mas se puder dar uma cara nova para seus móveis antigos de maneira fácil, versátil e econômica, essa solução tem nome e sobrenome: reforme você mesmo seus móveis e objetos!

Da mesinha de centro à poltrona da vovó, é possível dar uma cara nova pra casa que você já tem usando apenas tinta nova, um adesivo e até mesmo um tecido. Ficou curioso? A gente te mostra como! Basta usar tudo o que você tiver em casa a favor da sua criatividade!

1. Cuide dos móveis antigos 

O primeiro passo é começar a encarar os móveis e objetos antigos não como peças antigas, mas sim como peças que serão transformadas! E como qualquer móvel novo, para manter sua beleza e funcionalidade preservados, é importante ter cuidado e preservá-los.

Antes mesmo de pensar em estilos, cores, texturas e temas para sua repaginada, aposte na limpeza adequada para cada tipo de material – hidrate as madeiras, lustre os metais, tire a sujeira acumulada e faça os reparos necessários. No caso de móveis de madeira, lixe bem todas as superfícies, para corrigir arranhões, riscos e farpas e deixar sua preparada para a próxima etapa.

2. O poder de uma boa pintura

Reformar os móveis antigos com pintura é um truque coringa que funciona sempre! Essa é a fase perfeita para se jogar sem medo nas cores e carregar na sua personalidade. Misturando tons e elementos, é possível ir de uma decoração clássica para rústica.

Seja qual for a cor ou tema que você escolher, dar uma nova cor ao seu móvel gera um impacto imediato na sua decoração, porque ele se torna uma peça praticamente nova. Por isso, essa técnica é ótima para quem não resiste em mudar a decoração da casa de tempos em tempos.

Ah, e hoje em dia tem diversos tipos de tintas e acessórios que nos permite brincar com texturas e até mesmo facilitar o trabalho, como no caso da tinta em spray que faz todo trabalho ainda mais rápido. Ou seja, não tem moleza pra preguiça.

Fonte: Pinterest – Vou Pintar Minha Casa

3. Moderno laqueado

A pintura laqueada é a moda do momento. Além de ser uma pintura especial de alto padrão, é uma técnica que dá um acabamento bem sofisticado para os móveis e deixa tudo com uma cara mais moderna.

Mas apesar do nome parecer diferente e complicado, esse acabamento laqueado é bem acessível e fácil de ser encontrado em lojas, tanto na versão spray ou comum, e também nas versões fosca e acetinada.

Fonte: SOS Solteiros – Mundo das tribos

4. Adesivos e papéis de parede

Os adesivos e papéis e paredes são perfeitos para quem quer reformar os móveis sem precisar mexer tanto na estrutura deles. Incrivelmente versáteis, a técnica não tem segredo: escolha os adesivos que são a sua cara e aplique por cima do móvel. É muito prático.

Aqui vale tudo: adesivos de papel contact, fitas adesivas neutras ou decorativas, laminado autoadesivo… E você pode colocar tanto na parte externa dos móveis, quanto também dentro de gavetas, armários e cômodas.

Para quem além de adesivar também quiser o efeito de textura nos móveis, então é só substituir o papel adesivo por papeis de paredes. Fica lindo.

Fonte: Casa Abril

5. “Vestindo” os móveis com tecido

Essa dica é um pouco mais trabalhosa, mas perfeita para quem adora projetos DIY e não tem medo de pôr a mão na massa. Para esse tipo de reforma, você reutilizar vários pedaços de tecidos que tem pela casa e combiná-los em diferentes composições.

Após pintar o móvel ou objeto com a cor que quiser, passe uma camada de cola branca sobre a parte que será revestida e não aplique o tecido com uma régua, para evitar bolhas e deixar o resultado ainda melhor. Retalhos ficam ótimos como quadros, revestimento de gavetas e até cobrem peças inteiras.

Fonte: Madame Criativa

6. Puxadores

Ah, os puxadores! Assim como o poder de uma boa pintura, você só consegue ver a diferença que faz na decoração quando você muda o puxador pela primeira vez. E acredite, assim que você mudar os puxadores dos seus móveis, eles nunca mais passaram despercebidos.

Coloridos, clássicos, rústicos… o que não falta é opção para por aí para combinar com sua mobília e decoração. E o legal é que podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas ou garimpados em feiras de rua por um precinho que vale a pena!

Fonte: Diycore

Viu só como não é preciso de muito para você mesmo criar decorações incríveis usando reformando seus móveis e objetos antigos? Então aproveita que um ano novo vem aí e é a época perfeita para colocar todas essas ideias em prática sem pesar no seu bolso!

Fonte: https://www.imovelweb.com.br/

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: