Escolhendo o tipo de mesa ideal para sua sala

A mesa da sala costuma chamar a atenção em qualquer decoração, afinal ela é uma das peças mais importantes do cômodo. Mas você sabe como escolher essa peça? Quadrada, redonda, oval, de vidro, de mármore, de madeira, com quatro, cinco, seis ou oito lugares, a mesa ideal para a sua casa depende do seu estilo […]

A mesa da sala costuma chamar a atenção em qualquer decoração, afinal ela é uma das peças mais importantes do cômodo. Mas você sabe como escolher essa peça?

Quadrada, redonda, oval, de vidro, de mármore, de madeira, com quatro, cinco, seis ou oito lugares, a mesa ideal para a sua casa depende do seu estilo de vida atual e, durante o processo de escolha, é importante pensar no seu orçamento, estilo e principalmente no espaço que o móvel irá ocupar e qual espaço você tem para ocupar.

A peça que é indispensável em qualquer casa ou apartamento tornou-se com o passar do tempo um ponto de encontro entre amigos e familiares, o local onde a refeição é servida e também onde papos podem são colocados em dia.

A seguir, listamos dicas para te ajudar a saber como escolher o melhor tipo de mesa para seu lar, sem arrependimentos. Anote-as e saiba onde colocar e qual será o tipo ideal de mesa para sua sala de jantar ou para outros ambientes:

1. Espaço

Antes de sair escolhendo modelo e tamanho da mesa, já parou para medir o tamanho do espaço em que a peça será colocada? Esse é o principal item para prestar atenção. Não adianta escolher uma mesa enorme, com espaço para oito pessoas se você não recebe tantas visitas ou se a sua sala é pequena.

Lembre-se que o espaço não terá só uma mesa, você vai complementar o ambiente com outros móveis. Além disso, é preciso deixar um espaço razoável para circulação das pessoas e, se houver, animais.

Uma pessoa de estatura mediana ocupa um espaço entre 60 e 75 cm enquanto estiver sentada, tenha em mente que o espaço ideal entre a mesa e a parede, aparador, buffet ou qualquer outro móvel é de no mínimo 90 cm, isso ajuda a garantir o conforto dos usuários que circulam próximo ao móvel e de quem está sentado no local.

2. Modelos

Existem uma infinidade de modelos, mas vamos nos ater aqui aos formatos e materiais, o que pode facilitar sua escolha:

Mesa redonda/ovalar: Indicada para salas com t amanho pequeno a médio. O espaço sendo reduzido também existe as opções de mesas retráteis e os modelos de canto alemão. Geralmente esse modelo de mesa possui de 100 a 120 cm e acomoda de 4 a 6 pessoas.

Mesa quadrada/retangular: ambientes médios a grandes. Esses modelos podem ser usados para mesclar ambientes ou aproveitar cantos. As mesas retangulares e quadradas podem variar muito de tamanho, mas costumam acomodar acima de 6 pessoas confortavelmente.

Se o seu espaço for estreito, prefira as mesas retangulares. Já se a ideia for aproximar as pessoas enquanto estiverem na mesa, escolha modelos quadrados.

3. Material

Uma infinidade de materiais está à disposição no mercado, escolha a mesa que mais se adequar ao tipo de decoração do seu ambiente, seja ele descolado, retrô, tradicional ou sofisticado.

Madeira: Madeira rústica ou madeira de demolição estão bem em alta, esses materiais podem receber panelas quentes, pois são muito duráveis. Utilize em um ambiente mais informal. O material também é destaque nas opções de desenhos e cores, pois utilizam madeiras desde o MDF até a madeira reflorestada.


Pedra: Mesas de mármore, granito, quartzo são fáceis de limpar e também são duráveis, porém esse tipo de mesa é mais difícil de mover, portanto escolha um espaço que não precisará mudar tão cedo.


Vidro: Se o seu ambiente é sofisticado, prefira materiais como vidro ou policarbonato, porém mesas com tampo de vidro devem ser evitadas se a casa possui crianças pequenas. Apesar dessa orientação, o vidro é o material que transita em todos os ambientes, desde a sala mais tradicional e sofisticada até uma sala despojada e moderna.

Aliás, para ambientes modernos e joviais, também se usa mesas com acabamentos coloridos e modernos.

4. Cadeiras

Se você possui pouco espaço no ambiente, opte por cadeiras sem braços para facilitar a saída e entrada dos convidados, além da circulação ao redor do móvel. Lembre-se que os braços limitam a movimentação e o espaço na sala.

Uma tendência em decoração é utilizar unidades distintas de cadeiras, então se a sua decoração for criativa e descolada não tenha medo e se jogue nessa tendência. Porém, preste atenção no espaço entre cada cadeira, tente deixar ao menos 15 centímetros de uma cadeira para outra.

Depois de conhecer todas essas dicas e antes de pegar o cartão e entrar na primeira loja, pergunte-se: a mesa que você possui não pode ser utilizada para o seu espaço atual? Já pensou em trocar apenas as cadeiras e, com isso já dar outro ar ao ambiente?

5. Conforto

Nossa última dica é sobre pesar beleza e conforto. Já pensou sentar em uma cadeira linda, porém dura e desconfortável? Considere a altura das cadeiras e a medida do encosto, o ideal é uma cadeira com encosto acima de 75 cm e um assento com no mínimo 45 cm.

Por fim, lembre-se também dos itens de decoração que serão usados nessa mesa, desde vasos de flores até toalhas de mesa, passando pelas luminárias que podem compor o ambiente.

Fonte: https://www.imovelweb.com.br/

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: