Confira sugestões de ideias e coloque a mão na massa junto com a família
É só navegar por alguns minutinhos no Pinterest para perceber: hoje em dia nada mais é tradicional quando falamos de decoração; nada mais é igual ou padronizado. Com tantos estilos de décor se popularizando, as pessoas investem mesmo na que mais se identificam e ainda assim dão a sua própria cara a cada cantinho da casa. Dessa forma, agora, que estamos chegando no Natal, não poderia ser diferente!
Jöyce Soares, idealizadora da empresa de festas handmade Festa de Brincar, assegura: “o consumo está se transformando, as pessoas não querem mais apenas consumir a coisa pronta… No mercado de decoração, já existem muitas empresas que têm essa preocupação, mas para que fique com mais personalidade ainda, as pessoas estão optando por colocarem a mão na massa e produzirem seus objetos, e isso se aplica às árvores de Natal”. Logo, árvores básicas e clássicas perderam seu espaço para a criatividade e o ZAP te dá as dicas de como ter o seu ícone natalino personalizado também.
Escolha o material
É um erro pensar que árvores de Natal só podem ser feitas de pinheiros naturais ou pinheiros sintéticos: “árvore de madeira pinus, galhos secos, feitas com fita de cetim ou até com papel para quem tem criança em casa”, são algumas das sugestões de Jöyce.
Com estas opções e tantas outras que a sua imaginação (e um boa busca por referências na internet) pode criar, você consegue economizar tanto espaço físico quanto dinheiro. Esta é justamente a grande dica de Mercedes Uzuelli, da empresa de decoração natalina Amigas de Noel: “em um ano marcante como 2016, eu aconselho que a escolha da árvore seja dentro do triângulo ‘emoção x custo x benefício’”, ou seja, invista em algo que realmente tem a ver com a sua casa e a sua família sem a necessidade de gastar uma grande quantia em dinheiro.
O importante é encontrar o material que mais lhe agrada para dar o pontapé inicial à sua árvore e estar pronto para colocar a mão na massa, usando o do it yourself como um aliado. Dessa forma, o triângulo citado por Uzuelli estará garantido.
Escolha o tema e os enfeites
Essa é, sem dúvida, a parte mais divertida da décor natalina. Neste momento, não há regras, nem limites, vale apostar na escolha das crianças, misturar as cores preferidas de cada integrante da família e o que mais a criatividade e o coração mandarem. Para Jöyce, o importante é deixar transparecer a essência da casa e de seus moradores: “a dica é escolher um tema que traga verdade. Pode ser o filme preferido (já vi árvores do Star Wars e Frozen, por exemplo), fotos de momentos vividos neste ano, fotos das pessoas que vão participar da ceia e enfeites de tecido feitos à mão”.
Mas, se o caso é de reaproveitar os objetos do ano anterior, não se preocupe. Você também pode renovar o visual de uma árvore que um dia já foi tradicional, a dica é manter o pinheiro como protagonista e repaginar os destaques da árvore, como as fitas, por exemplo. “Participamos de feiras no Brasil e exterior para projetarmos o que há de inovação no mercado, sem dúvida Nova York é quem nos dá os maiores e melhores parâmetros e podemos observar o uso descomprometido de fitas, não necessariamente laços, mas com movimentos dessincronizados que dão uma leveza maravilhosa, podendo serem usadas tanto fitas de uma ou duas cores, como totalmente coloridas”, conta Mercedes Uzuelli.
Siga algumas dicas
“Lembre-se: no Natal não existe a máxima que menos é mais. Menos é menos e mais é mais!”, este é o principal conselho de Mercedes para você que vai se aventurar a decorar a casa para a data. Com isso em mente, existem algumas outras dicas que você deve se atentar:
– Independente do material ou do tema escolhidos, para conseguir um resultado melhor, defina previamente uma cartela de cores para a sua árvore.
– Pense proporcionalmente! Se o espaço da sua sala é pequeno, planeje uma árvore pequena ou tudo ficará visualmente desequilibrado. No caso da falta de espaço completa, você pode pensar em uma árvore suspensa ou uma que seja montada na parede, por exemplo. Que tal?
– Prefira pisca-pisca de LED, eles gastam menos energia e são mais utilizados do que os coloridos hoje em dia.
– Chame as crianças para ajuda! Além de ser um ótimo exercício de criatividade, é uma atividade de união da família que retrata bem o espírito de Natal.
Veja algumas inspirações de árvores de Natal
Fonte: ZAP Imóveis