Conferindo a segurança do elevador

O que checar no equipamento e o que exigir da empresa de manutenção Mesmo sendo o meio de transporte mais seguro do mundo, acidentes com elevadores são mais frequentes do que se supõe. Os mais comuns são ocasionados pelo uso da chave de abertura emergencial de portas, por pessoas leigas, e posterior não travamento da […]

O que checar no equipamento e o que exigir da empresa de manutenção

Mesmo sendo o meio de transporte mais seguro do mundo, acidentes com elevadores são mais frequentes do que se supõe. Os mais comuns são ocasionados pelo uso da chave de abertura emergencial de portas, por pessoas leigas, e posterior não travamento da porta, além do uso inadequado do equipamento, brincadeiras dentro da cabine e resgate inadequado de passageiros.

Todo prédio com elevador tem a obrigatoriedade de contratar uma empresa para fazer a manutenção – isso é lei. Caso não haja um contrato do tipo do condomínio e aconteça um acidente, o síndico poderá ser responsabilizado civil e criminalmente pelo ocorrido.

O que exigir de empresa de manutenção

  • Ao contratar uma empresa de manutenção de elevadores, exigir o registro na Prefeitura e desconfiar de preços muito abaixo dos oferecidos no mercado.
  • Fazer constar do Contrato de Manutenção revisão preventiva mensal dos elevadores e uma vez por ano uma vistoria completa.
  • Pedir, a cada inspeção, a ordem de serviço devidamente assinada.
  • Verifique se os engenheiros responsáveis possuem registro no CREA.
  • É obrigatório que a empresa tenha um engenheiro responsável.
  • A empresa também deve possuir registro no CREA
  • Os elevadores devem passar por manutenção mensalmente.
  • Quando o elevador estiver em manutenção, as chaves de energia elétrica devem ser desligadas e o local em manutenção deve ser sinalizado para informar moradores e funcionários.
  • Pesquisas mostram que é no dia da manutenção que ocorre a maior incidência de acidentes e todo o cuidado é pouco, principalmente com a troca de horário de funcionários, placas de sinalização devem ser colocadas na garagem e no térreo, avisos devem ser afixado nas portas dos elevadores.

Observando o equipamento

  • Verifique sempre se as normas de segurança estão devidamente cumpridas:
    1- O elevador não deve parar além de 5cm do nível do andar.
    2- Parar entre os andares ou dar trancos.
    3- Fio desencapado também é motivo de alerta.
    4- Atenção em poças de óleo no chão ou infiltrações na casa das máquinas.
  • Se o elevador do seu prédio apresenta desnível de cabine, está parando entre dois andares, andando com a porta aberta ou com a porta sem abrir, deve ser interditado e a empresa de manutenção imediatamente acionada, porque são estes os principais sintomas de que o equipamento está com problema sério.
    As brincadeiras dentro do elevador provocam 10% dos acidentes. Pular, balançar ou forçar a abertura da porta provoca parada da cabine desnivelada, ocasionando o acidente.
  • Não permita o acesso de estranhos ou moradores na casa de máquinas ou poço de elevador;
  • Não permita o uso da casa de máquinas como almoxarifado para guardar materiais do prédio, estranhos ao elevador;
    Tenha a chave da casa de máquinas guardada em segurança e verifique periodicamente se a porta, que deve permanecer trancada, não foi forçada.
  • Quem fiscaliza a segurança dos elevadores na cidade de São Paulo é a Prefeitura, através do CONTRU – Departamento de Controle de Uso de Imóveis, órgão da Secretaria de Habitação, mas a maioria das Administradoras consideram que a fiscalização é precária, uma vez que apenas dez inspetores fazem o serviço.

Dicas de especialista

  • Boris Risnic, engenheiro, consultor e ex-diretor de Segurança da Elevadores Otis, em São Bernardo (SP), alerta os síndicos para que “retirem as chaves de abertura emergencial dos elevadores do seu condomínio das mãos dos zeladores e porteiros”.
  • “Se alguém ficou preso na cabine” – diz o engenheiro – “o procedimento correto é chamar imediatamente a empresa de manutenção, conversar com as pessoas retidas, tentando acalmá-las e mostrando que o elevador não cai e que não vai faltar ar porque as cabines possuem aberturas na parte de cima”.
  • Boris Risnic é categórico: “quando o elevador pára, o resgate dos usuários só pode ser feito por técnicos ou bombeiros. As pessoas tendem a cair no poço pelo vão, ao serem retiradas por leigos. E acrescenta: “as portas não travadas são as responsáveis por 50% dos acidentes com vitimas”. O usuário não percebe que o elevador está fora do andar, abre a porta e cai no poço.
  • Outra causa, responsável por 30% dos acidentes é o resgate inadequado de passageiros. “Basta seguir as regras de segurança para evitar acidentes” – finaliza o engenheiro.
Fonte: SindicoNet
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