A janela pode ser um item de decoração da casa. Dispense às cortinas e use a criatividade para manter a privacidade, sem perder a iluminação natural do ambiente e gastando pouco. Veja como fazer!
RendaHá uma série de opções no mercado que podem combinar com qualquer ambiente. A dica para evitar bolhas de ar durante a aplicação é limpar bem a superfície e fazê-la sobre o vidro molhado com água e detergente, assim é possível também acertar a posição exata do adesivo. Com uma espátula tire o excesso de água e com um estilete as sobras, se houver. Abuse de quadros e plantas no entorno da janela para compor o visual!
Desenhos personalizadosQuer levar uma pouco de poesia e romantismo para dentro dos cômodos da sua casa? Então aposte na renda. Apesar da delicadeza do material, o processo é simples e rápido. Escolha o tecido e corte a renda nas medidas da janela que será decorada. Use a cola de amido de milho (duas colheres da farinha para cada xícara de água levando ao fogo até ferver) para prendê-la no vidro. Espere secar e depois aplique uma demão da cola sobre o tecido. Espere secar e pronto!
Efeito de mosaicoÉ possível fazer uma decoração personalizada esmaltando e/ou pintando os vidros da janela com acabamento translúcido, transparente ou opaco. Primeiro, faça uma imagem com uma pasta relevo vitral ou fitas de chumbo autoadesivas e depois pinte os espaços vazios usando tinta esmalte, para um efeito permanente, ou tinta acrílica caso seja uma opção temporária. A tinta pode ser aplicada diretamente no local. Durante a aplicação, caso formem bolhas, elas podem ser estouradas com um palito fino ou batendo de leve na parte de trás do vidro.
Usando a mesma técnica da aplicação da renda, recorte figuras com formatos, cores e tamanhos diferentes e coloque sobre o vidro. Passe então uma camada da cola de maisena nas figuras e deixe secar!
Fonte: ZapImoveis