O sonho da casa da própria pode parecer bem distante para quem não sabe os caminhos certos a seguir. Claro que nem tudo será um mar de flores, mas atualmente, há meios bem interessantes para quem pretende comprar um imóvel. O consórcio, por exemplo, é algo que possibilita as pessoas a sonharem mais. Tudo isso se deve pela forma de pagamento, facilidade, bons imóveis e a possibilidade de prestações por mais tempo. Claro que você não tem a certeza de quando receberá… Bom, vamos te explicar tudo sobre o consórcio mais abaixo. Olha só:
Uma das principais dúvidas sobre esse assunto é o que como realmente funciona um consórcio de imóveis. Ele funciona quando um grupo de pessoas compram juntas um imóvel e cada uma desse grupo paga parcelas mensais para a administradora, responsável para cuidar do dinheiro recebido. Assim, quando o valor do consórcio for atingido, um desses pagadores será sorteado e assim poderá comprar a casa. Os outros serão ressarcidos com o dinheiro investido, com juros, caso não queria mais participar. Mas não pense que é um processo rápido, claro que muitas vezes sim, mas muitos consórcios podem durar de 10 a 15 anos.
Antes de tudo, você deve procurar uma administradora para entrar em um consórcio de uma casa. Essa administradora vai arrumar outras pessoas para entrarem em conjunto no mesmo consórcio. Assim quando esse número de pessoas atingir uma quantidade mínima, o consórcio vai começar. Mas antes de você entrar no consórcio, você precisa saber quais são as parcelas que você tem que pagar. Tudo será informado pela administradora.
Quem vai cobrar os pagamentos das parcelas é a administradora do consórcio. Ela irá enviar os boletos e neles estarão todas as informações necessárias sobre o consórcio. Uma dessas informações é de quantas pessoas foram sorteadas naquele mês em questão.
Como em um financiamento, um consórcio não tem juros. Mas você tem que pagar a taxa para a administradora. Mas algo deve ser esclarecido: as parcelas podem sofrer reajuste pelo menos uma vez por ano e existem diversos motivos para isso acontecer. Como a alteração dos preços dos materiais de construção. Se eles aumentam, as parcelas também aumentam.
Se você quer saber como ser contemplado no consórcio do imóvel, existem duas maneiras para isso possa acontecer. Uma das maneiras é o sorteio mensal, mas também tem como dar lances, onde quem oferece mais dinheiro nessa espécie de leilão, irá levar a casa. Interessante, né?
Fonte: imovelWeb