Mesmo com o pagamento realizado, você pode se tornar inadimplente por causa de um golpe que está se tornando comum
Imagine a seguinte situação: você realiza um pagamento por meio de boleto bancário e, algum tempo depois, é cobrado pelo valor que já foi pago. Para comprovar o pagamento, você mostra o boleto e descobre que o valor que saiu da sua conta não entrou na conta correta.
O golpe dos boletos bancários, que tem trazido muita dor de cabeça aos consumidores, consiste na alteração de alguns números no código de barras. Como esses dados não costumam ser conferidos e os dados principais (nome do credor) não são alterados, as vítimas não percebem a fraude no momento do pagamento.
Golpe mobiliza administradoras – O golpe pode ocorrer pelo correio ou via internet. Diversos casos foram registrados em todo o País e até no exterior. Preocupadas com a situação de inquilinos e proprietários que se tornaram inadimplentes por causa da fraude, as administradoras de condomínios buscam alternativas para aumentar a segurança e alertar sobre como fugir desse golpe.
“Nós recomendamos que os clientes confiram todos os dados sem exceção. Os primeiros números do código de barras são sempre os mesmos, a fraude está no final da numeração e é isso que ninguém confere. Uma boa dica é pegar o boleto do mês anterior e comparar todos os números”, explica o diretor-jurídico da Associação das Administradoras de Bens e Imóveis de São Paulo (AABIC), José Roberto Graiche Junior.
Para diminuir o número de vítimas, é necessário que as empresas notifiquem sobre a fraude. Além disso, é importante fazer a divulgação de como conferir corretamente os boletos. Utilizar o Débito Direto Autorizado (DDA) em muitos casos é mais seguro.
“É um serviço que possibilita ao pagador, através do seu banco, consultar e pagar eletronicamente. É mais direto e mais seguro”, afirma.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nota dizendo que está investindo para aumentar a segurança e dificultar fraudes em boletos.
Fonte: iCondominial