Pensar verde para um mundo melhor

Pequenos gestos como o cultivo de plantas dentro de casa podem fazer com que o mundo fique mais saudável e verde. *Por Marina Carvalho O assunto que esta muito em pauta atualmente é o uso consciente da luz e da água. Fiquei pensando seriamente sobre isso e acredito que o melhor a fazer é pensar sustentável. […]

Pequenos gestos como o cultivo de plantas dentro de casa podem fazer com que o mundo fique mais saudável e verde.

*Por Marina Carvalho

O assunto que esta muito em pauta atualmente é o uso consciente da luz e da água. Fiquei pensando seriamente sobre isso e acredito que o melhor a fazer é pensar sustentável. Na situação em que estamos, economizar é pouco. É necessário pensar numa forma de amenizar os efeitos que uma grande cidade tem sobre o meio ambiente. A nossa tarefa, hoje, é pensar verde.

Vocês sabem que entre 10 pessoas, 8 vivem nos grandes centros urbanos? E que esses centros urbanos, são considerados ilhas de calor?

m1

Isto por causa da ausência de áreas verdes, ocasionando maior absorção/retenção de calor no centros urbanos que na zona rural, com isso temos um aumento de calor que pode chegar até 10°C. Com isso temos mais poluição e maior risco de enchentes.
No Japão pensaram em uma forma mais eficiente de resolver esse problema: telhado verde

m2

Imagina se numa grande cidade como São Paulo, as coberturas dos prédios tivessem jardins, grama, vasos e áreas de convivência para os moradores!
Além de aproveitar uma área que normalmente é subutilizada teríamos uma ganho incrível com a qualidade de vida:
– Diminuição da temperatura da laje em até 13°C
– Diminuição da temperatura geral da cidade e consequentemente menor do aquecimento global
– Melhor absorção do barulho e da poeira
– Retenção de chuva, minimizando as enchentes
Lógico que isso é uma alternativa simples, mas precisa ser executada de forma adequada para evitar problemas posteriores na construção. Abaixo um desenho esquemático de como funciona essa cobertura. Lembrando que o melhor é contratar uma empresa especializada no assunto.

m3

Outra ideia bacana é a parede verde nas empenas cegas dos prédios. Consiste em cobrir paredes cegas de prédios antigos com vegetação. Além de ficar muito mais bonito, é também uma forma de contribuir para o nosso clima.

m4

Essa empena abaixo é de um prédio que fica no Minhocão ou elevado Costa e Silva, em São Paulo. Quem conhece sabe como essa extensão é árida e cheia dessas paredes cegas sem uso.

m5

As ideias acima envolvem decisões coletivas e mais elaboradas.
Mas nada impede que cada uma faça a sua parte dentro de casa.

A maioria dos novos apartamentos nas grandes cidades tem terraço. Assim cada morador pode fazer a sua parte, plantando e cuidado das suas plantas.

Fonte: ImovelWeb

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: