Confira por que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é mais do que obrigatório
Segurança é primordial em qualquer empreendimento, seja ele residencial ou comercial, tanto é que para conseguir o “habite-se” da prefeitura, um condomínio precisa estar em dia com uma série de documentos e certificados, entre eles o AVCB – auto de vistoria do corpo de bombeiros.
É o AVCB que atesta que o empreendimento está dentro das normas de prevenção e combate aos incêndios. “O primeiro AVCB é de responsabilidade da construtora. Sem ele não é liberado o habite-se pela prefeitura”, conta o diretor de condomínios Antônio Jorge Neto.
Etapas para requisição – O laudo tem validade de cinco anos. Antes de cada nova inspeção, Neto aconselha contratar uma empresa especializada para que faça uma pré-vistoria e cheque todas as necessidades do condomínio, agendando a partir daí a visita do corpo de bombeiros.
“As empresas especializadas seguem o mesmo padrão de vistoria do corpo de bombeiros. Por isso estão aptas a realizar a assessoria de condomínios para obtenção de um novo registro de AVCB”, explica Cesar Ramos, sócio da empresa C-serviços, que realiza pré-inspeção.
Vale lembrar que, atualmente, condomínios que não realizam a vistoria dentro do prazo estão sujeitos a penalidades e multas. “O síndico do empreendimento que não cumpre o prazo para vistoria é penalizado e as administradoras também”, diz Neto.
Segundo o diretor de condomínios, a penalização de administradoras também é uma forma de obrigar essas empresas a terem os condomínios que estão sob sua gerência sempre em dia com o auto de vistoria do corpo de bombeiros.