Bancadas de trabalho
Há diversas opções para a bancada: a marcenaria planejada é ideal para ambiente pequenos, pois permite um aproveitamento sob medida do espaço disponível. Nos casos de home office integrado à sala, uma mesa de design assinado dá destaque à área e une beleza e funcionalidade. Os mais despojados podem optar ainda por um par de cavaletes combinado a um tampo rústico, que pode ser até mesmo uma porta antiga. Materiais práticos para a limpeza, como a madeira, o vidro ou o laminado melamínico são ideias para este uso.
Cadeiras
A cadeira de trabalho deve ser confortável e ergonômica. Se houver espaço,prefira os modelos que sustentem toda a extensão da coluna, com braços para apoio e rodízios. Em ambientes pequenos, para um uso mais eventual, cadeiras de design, menores e fixas cumprem melhor o papel. Certifique-se de reservar pelo menos 75 cm de área livre para a cadeira, entre a bancada e a parede ou demais móveis.
Iluminação
Para evitar sombras que o corpo projeta sobre a área de trabalho, o ideal é ter uma iluminação complementar sobre a bancada. Luminárias de leitura, com braços articulados e regulagem de altura são uma boa pedida nesses casos.Prefira modelos com lâmpadas fluorescentes ou led, que não emitem calor.
Armários e prateleiras
Livros de consulta e documentos precisam estar sempre à mão em um escritório.Por isso é importante dispor de espaço para armários e prateleiras. O ideal é que documentos e pastas fiquem em armários fechados, mantendo o visual mais limpo e organizado. Caixas de papelão revestidas são alternativas práticas e baratas para acomodar papéis e outros itens pequenos. Os livros podem ser expostos sobre prateleiras sobre a bancada, organizados por assuntos ou autores.
Painéis
Práticos e inspiradores para o trabalho, os painéis podem abrigar lembretes,fotos e recados. Há diversas formas de criar um em casa: os tradicionais painéis magnéticos com ímãs, placas de cortiça fixadas diretamente sobre a parede, pequenas lousas personalizadas e até a aplicação de tinta lousa em uma das paredes, criando uma grande superfície para recados, do piso ao teto.
Fonte: Casa Abril