Se compararmos os imóveis antigos com os imóveis atuais, veremos que o tamanho diminuiu consideravelmente. Hoje em dia, dispomos de salas, quartos, cozinhas e banheiros menores e, com isso, tornou-se necessário ajustar a quantidade e o local dos móveis para garantir espaço dentro de casa. Além disso, algumas outras dicas valiosas também ajudam a garantir aspecto maior para os seus ambientes. Quer saber quais dicas são essas? Confira.
Abuse dos espelhos
Os espelhos não precisam estar apenas nos quartos e banheiros com a função de servir unicamente a nossa imagem. Espelhos grandes na parede da sala refletem o ambiente e ampliam a sua visão, dando a sensação de profundidade e amplitude. Com espelhos bem dispostos, os cômodos parecerão dobrados.
Aposte nas cores claras
Paredes e móveis pintados de cores claras deixam o ambiente mais arejado e aberto. Ao contrário, as cores escuras passam a sensação de ambientes menores e fechados, com maior retenção de luminosidade.
Escolha móveis com várias funções
Que tal investir em camas que também são baús, racks que também são estantes e sofás que também são camas? Esses móveis versáteis economizam espaço e conjugam várias funções em um só item.
Distribua prateleiras e armários
Não se esqueça que acima da linha do olho existe todo um mundo de paredes e espaços disponíveis em casa. Use e abuse de prateleiras e armários para guardar os livros, CD’s, enfeites e outros itens. Usar opções suspensas alivia a quantidade de móveis no chão e deixa mais espaço para a circulação dentro de casa.
Opte pelas portas de correr
Em alguns cômodos pequenos, retirar a porta convencional e trocá-la por uma porta de correr gera uma grande economia de espaço. Essas portas são recomendadas para cozinhas, áreas de serviço e banheiros de suíte. Esses pequenos espaços permitirão mais circulação e a instalação de armários no espaço liberado.
Mande fazer os móveis
Para espaços com metragem bastante reduzida é difícil encontrar móveis avulsos para compor o ambiente. A solução será fazer móveis planejados que aproveitam os espaços disponíveis e harmonizam o ambiente o máximo possível. Para quartos de casal, geralmente são feitos armários embutidos até o teto, com a cama entre as portas e prateleiras acima da cabeceira. Para quartos de várias crianças aposta-se em bicamas, beliches, mesinhas de estudo e armários abaixo da cama suspensa. Enfim, são muitos os modos se planejar os móveis para aproveitar os espaços de casa.
Desapegue
A solução para ganhar espaço em casa não é dar apenas uma nova disposição aos móveis, mas também se livrar do que não serve mais. Se você é daqueles colecionadores de objetos, revistas velhas, roupas, sapatos, móveis e outros itens, certamente a sua casa será mais apertada que o normal. Você nunca pensou em doar coisas que não lhe servem mais e que apenas te prendem ao passado e ocupam espaço?
Fonte: ImovelWeb