É comum pensar em detalhes na hora de reformar a casa, como pintura, acabamentos e decoração e acabar deixando de lado ou se esquecendo da parte da fiação elétrica. Entretanto, alguns aspectos são fundamentais para garantir a segurança dos moradores da casa, pois podem evitar acidentes ou incômodos além do imaginado.
Segundo o site Planin, a qualidade dos materiais a serem utilizados na composição da fiação elétrica é muito importante, pois garante a segurança da casa e o bom desempenho da rede. Outro ponto necessário é a contratação de profissionais especializados nesse tipo de serviço, pois ao desconhecer as normas dos padrões elétricos, é possível realizar instalações sem o uso de disjuntores, painel de distribuição e outros tipos de cuidados.
A utilização dos fios também deve priorizar as regras: azul-claro deve ser o neutro, verde utilizado para o terra e as outras cores para o condutor de fase. O Disjuntor Diferencial Residual tem uso obrigatório e serve para proteger os fios contra sobrecargas, curtos-circuitos e choques elétricos.
Circuitos antigos e sobrecarregados merecem ser reparados, pois podem causar acidentes caso, por exemplo, estiverem descascados. Para finalizar, é importante também que os fios sejam isolados de pontos de luz e objetos condutores de energia, pois podem desviar a energia para objetos que poderão causar choques a quem encostá-los.
Fonte: Ademilar