Diferenças
Você sabe qual é a diferença entre chuveiro e ducha? Antigamente a diferença era classificada levando em conta a forma de aquecimento da água. O chuveiro era o aparelho elétrico que aquece a água instantaneamente, enquanto a ducha precisava de sistemas externos, como aquecimento a gás, elétrico central ou até mesmo solar. Mas, atualmente, as empresas e lojas de materiais de construção já têm disponibilizado modelos que são chamados de duchas elétricas e chuveiros com jatos potentes, ou seja, as distinções acabam se perdendo.
Resistência
A resistência é o mecanismo que transforma a energia elétrica em térmica. A peça fica dentro do chuveiro, imersa na água e, se houver uso prolongado, pode queimar. Existem três versões: a espiral; a que vem pronta para acoplar no produto; e a que é protegida por aço inox ou cobre.
O melhor chuveiro
Na hora de ir às lojas de materiais de construção escolher o chuveiro para a sua casa, verifique se há fiação elétrica perto da saída de água e, se houver, prefira o chuveiro elétrico. Se a casa for adaptada a sistemas de aquecimento externo, opte pelas duchas.
Melhor modelo elétrico e melhor potência
Esse chuveiro não é sempre a melhor escolha. Quanto mais potente, mais ele esquentará a água e maior será o gasto de energia.
Valor dos chuveiros elétricos
Devido a uma exigência normativa de segurança, os chuveiros elétricos são produzidos com materiais isolantes que são mais baratos que o latão e outros metais comuns com que são feitas as duchas.
Qual consome menos água
O aparelho elétrico é mais econômico, devido ao aquecimento instantâneo.
Fonte: Ademilar