Como cultivar alimentos orgânicos em casa

Paisagista ensina como montar uma horta vertical orgânica Ter em casa alimentos orgânicos e fresquinhos não precisa ser privilégio de casas com quintal. Segundo Marizeth Estrela, paisagista e especialista em jardinagem orgânica, uma parede já permite a instalação de uma horta vertical com alimentos saudáveis e colhidos na hora. A paisagista dá dicas para montar uma horta e ter sempre alimentos […]

Paisagista ensina como montar uma horta vertical orgânica

horta orgânica

Ter em casa alimentos orgânicos e fresquinhos não precisa ser privilégio de casas com quintal. Segundo Marizeth Estrela, paisagista e especialista em jardinagem orgânica, uma parede já permite a instalação de uma horta vertical com alimentos saudáveis e colhidos na hora.

A paisagista dá dicas para montar uma horta e ter sempre alimentos fresquinhos em casa:

Local 

De acordo com a paisagista, é preciso avaliar o espaço e luminosidade do local antes de montar a horta vertical. “É importante dar prioridade a áreas com incidência de luz solar pela manhã, próximas a janelas ou mais ventiladas”, completa.

Como montar 

Depois de escolher o local da casa mais adequado à instalação da horta, é preciso fixar uma treliça de ferro ou madeira na parede para o cultivo dos alimentos. Segundo Marizeth, a treliça deve ser colocada a pelo menos 5 centímetros de distância da parede para evitar problemas com infiltração e garantir a boa ventilação.

Na questão decoração, a dica da especialista é escolher vasos que combinem com os demais objetos do ambiente. “Quem não quer investir em vasos pode utilizar garrafas PET cortadas ao meio, canos de PVC ou vasos de barro”, sugere.

De acordo com a paisagista, a montagem da horta vertical na treliça é feita com ganchos metálicos em formato de S. “Esse tipo de gancho pode ser feito manualmente com arame, sem prejuízo ao resultado final. Eles são usados para fixar os vasos na treliça, mantendo-os suspensos”, explica.

O que plantar 

Hortaliças variadas podem compor a horta orgânica caseira.  “Variedades como alface, tomilho limão, manjericão, orégano, sálvia, alecrim, pimenta, cebolinha, hortelã, salsa são as mais indicadas para o plantio”, afirma Marizeth.

Frutos de pequeno porte, como o tomate-cereja, também podem ser plantados na horta vertical porque se adaptam a solos com pouca profundidade. Segundo a paisagista, é natural que as raízes cresçam com o tempo, requerendo a poda e o replantio, mas esse é um cuidado eventual.

Cuidados 

De acordo com Marizeth, é indicado que a terra escolhida seja um substrato orgânico pronto para o uso.  “Em um vaso, com profundidade de cerca de 30 cm, pode-se iniciar o plantio colocando 1/3 de argila expandida e o restante de terra adubada ou o substrato”, diz ela.

A dica da especialista é borrifar a água sobre as espécies ou molhar as mãos na água e sacudi-las sobre as culturas todos os dias. “A terra deve estar úmida, nunca encharcada. Esse cuidado na quantidade de água favorece a cultura e também evita que a água da rega escorra pela parede”, ensina.

Insetos 

Para evitar a presença de insetos nocivos próximos às espécies cultivadas na horta vertical, o recurso utilizado pela paisagista é incluir na horta variedades como tagetes, gerânios, hortelã, citronela ou arruda. “Essas plantas funcionam como repelentes naturais”, afirma ela.

Fonte: iTodas

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: