• Por: Garantidora Duplique Desembargador
  • 05/12/2013

Vai viajar? Veja dicas de segurança para quando sua casa fica vazia

Especialista em segurança privada dá dicas para quem vai se ausentar no fim de ano Viajar no fim do ano é ótimo: momento de curtir praias, visitar parentes e aproveitar tudo de bom que os feriados oferecem. Entretanto, se você pretende viajar por bastante tempo, é importante tomar algumas precauções, principalmente quando o assunto é a segurança […]

Especialista em segurança privada dá dicas para quem vai se ausentar no fim de ano

viajar 1

Viajar no fim do ano é ótimo: momento de curtir praias, visitar parentes e aproveitar tudo de bom que os feriados oferecem. Entretanto, se você pretende viajar por bastante tempo, é importante tomar algumas precauções, principalmente quando o assunto é a segurança da sua casa. Deixar sua propriedade vazia por muito tempo pode ser perigoso e trazer muitas dores de cabeça. Para te ajudar com esse problema, conversamos com o especialista em Segurança Privada da PLURI Segurança e Serviços, Gelson Passalongo. Confira!

Cuidados antes de viajar

– De acordo com o especialista, o básico e primordial antes de viajar é verificar se as portas e janelas estão bem fechadas, não deixar as luzes acesas e acionar alarmes caso estejam instalados.

– “Também é muito importante tirar os aparelhos eletrônicos das tomadas,principalmente neste período do ano, propício a tempestades de verão”, aconselha Gelson.

– Escolha um vizinho de confiança ou alguma pessoa próxima para deixar uma cópia da chave com ela. “Ter uma pessoa para recolher as correspondências e olhar a residência com alguma periodicidade ajuda muito a prevenir assaltos”, afirma o especialista.

– Deixe um telefone de contato para os parentes ou amigos. Se morar em condomínios, avise a administração.

– Se você tiver animais de estimação, mantenha-os em casa, mas desde que tenha alguém para tratá-los. “Mesmo os animais de pequeno porte sinalizam quando ocorre alguma irregularidade suspeita”, conta Gelson.

O site do Procon também dá algumas dicas para quem vai deixar a casa vazia ao viajar:

– Se possível instale um sensor de escuro, que acende luzes automaticamente quando começa a anoitecer, especialmente as do quintal.

– Procure deixar as cortinas fechadas, para evitar olhares. Se puder, deixe alguns vidros abertos para arejar a casa.

– Peça para um vizinho de confiança ou um parente visitar sua casa, abrir as janelas para arejar a casa e varrer a calçada. Um jardim abandonado e calçada repleta de folhas secas dão pistas de que a casa está vazia.

– Pessoas mal intencionadas podem tocar a sua campainha para descobrir se tem alguém em casa. Se possível, desligue!

– Lembre-se de fechar o registro de água, luz e gás, e esvaziar a geladeira, pois caso haja uma queda de energia, alimentos podem apodrecer e deixar mau cheiro pela casa.

– Se, ao voltar para casa, você sentir cheiro de gás em algum ambiente, tome cuidado! Não acenda ou apague luzes, não risque fósforos e abra imediatamente portas e janelas para arejar.

Erros mais comuns

Muitas pessoas acabam se esquecendo de pequenos detalhes que podem se tornar um grande problema a longo prazo, como deixar as luzes acesas. “Luzes acesas e correspondência espalhadas pela entrada chamam muito a atenção”, diz Gelson.

Ele ainda aponta que não é necessário comentar com mais de um vizinho que você pretende passar bastante tempo fora de casa. “Escolha somente um de confiança para contar. Se comentar com mais de um vizinho, as informações podem ‘proliferar’ para fora da vizinhança”, diz.

Fonte: Revista Casa Linda

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: