• Por: Redator Garantidora Duplique Desembargador
  • 15/08/2024

Higienização eficiente: Como manter o condomínio limpo e seguro

A higienização eficiente é um dos aspectos que garantem um condomínio limpo e seguro. Trata-se de um fator relacionado à boa saúde de todos que ali vivem e à satisfação dos moradores e à qualidade elevada da convivência entre condôminos.

Manter o condomínio limpo e seguro é uma responsabilidade do síndico que deve orientar a equipe de funcionários da limpeza. Afinal, manter as áreas comuns limpas e em pleno funcionamento consta no Artigo 1348 do Código Civil.

Sendo que o não cumprimento desse dever tem grandes chances de gerar conflitos nos condomínios, prejudicando bastante a imagem do síndico perante aos condôminos.

Tudo funciona melhor quando se tem uma higienização eficiente. A saúde e segurança de todos que circulam pelas áreas comuns, a valorização do patrimônio, a conservação do empreendimento e a economia no orçamento do condomínio que deixa de ter certos gastos são apenas alguns dos exemplos entre os benefícios. 

Se a limpeza no condomínio for negligenciada, a saúde e o bem-estar de toda comunidade condominial é colocada em risco. 

Veja dicas de como fazer a higienização eficiente e manter o condomínio limpo e seguro

  • Tenha um cronograma com datas e responsáveis. A dica aqui é classificar por tipo de limpeza: Geral, Manutenção e Conservação. E também por frequência: Diária, Semanal, Quinzenal e Mensal;
  • Inclua o cronograma de higienização eficiente dentro do planejamento de Manutenção Preventiva do seu condomínio;
  • Exija que os funcionários usem equipamentos de segurança individual (EPIs). Estes são fundamentais para a realização da higienização eficiente ao garantir que eles não entrem em contato com materiais tóxicos e sofram acidentes;
  • Adquira materiais de limpeza eficientes. Confira se os produtos serão entregues no prazo; se são materiais de qualidade com maior eficiência na limpeza e melhor relação custo-benefício. O mesmo cuidado vale para os equipamentos. Além de adequados, devem passar por manutenções periódicas;
  • Listar as demandas de serviços de limpeza de acordo com o perfil do condomínio. Se há muitas pessoas de idade, por exemplo, os cuidados com os pisos escorregadios devem ser priorizados. Já se a predominância for de crianças, parquinho, quadras esportivas, piscinas e brinquedoteca devem ser limpas com maior frequência;
  • Coloque em lugar visível o check list com a periodicidade de higienização em cada ambiente. Este detalhe orienta os faxineiros e informa os condôminos sobre o que e quando será realizado;
  • Compre mensalmente os insumos que visam manter o condomínio limpo e seguro. Em caso de necessidade extra, a compra pode ser feita ao longo do período. Mas evite comprar materiais de limpeza semanalmente para não onerar o orçamento.

Contratação de funcionários próprios X terceirização da equipe de limpeza

Esta é uma dúvida bem comum entre moradores e síndicos de condomínios. A limpeza das áreas comuns contempla uma série de detalhes que podem fazer toda diferença no alcance de uma higienização eficiente.

Estamos falando, portanto, de uma atividade para a qual você pode contar com mão de obra própria ou terceirizada.

Os dois modelos de contratação oferecem vantagens e desvantagens. Sendo que a decisão deve se basear no perfil de cada empreendimento. Se ficar com a primeira opção, haverá a necessidade de contratação e treinamento de toda equipe de funcionários da limpeza.

Já se a decisão for contar com a experiência de empresas especializadas, é de suma importância contratar empresas idôneas com prestadores de serviço confiáveis. 

Estas podem ficar com a responsabilidade, tanto da execução dos serviços de limpeza, quanto pela supervisão. Desta forma, o síndico fica com mais tempo livre para as atividades mais estratégicas na rotina condominial.

Manter a organização e a limpeza do condomínio é dever de todos

Como vimos até aqui, os principais responsáveis por manter o condomínio limpo e seguro por meio da higienização eficiente são síndico e equipe de funcionários responsáveis pela limpeza condominial. Porém, é preciso salientar que os moradores também devem fazer a sua parte.

Além da coleta seletiva do lixo e perfeito acondicionamento de seus resíduos, os condôminos também podem contribuir deixando as áreas comuns em bom estado depois de usadas.

O síndico pode colocar informativos neste sentido, nos espaços como salão de festa, sala de jogos, academia e outros. Importante também disponibilizar lixeiras em todos estes ambientes.

via tudocondo.com.br

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: