Além das tarefas previsíveis como gestão financeira, vistoria e manutenções de segurança, agendamento e preparação das reuniões de condomínio, cabe ao síndico fiscalizar o cumprimento das regras do local e intermediar conflitos entre moradores.
Enquanto o síndico morador é a pessoa que já mora no condomínio e assume a sua gestão, o síndico profissional é o prestador de serviço especializado que desempenha essa função. Também com eficiência e qualidade.
Portanto, o síndico morador, em comparação com o profissional, é quem carrega mais atribuições. Isto porque, além da função que exerce no condomínio, normalmente também precisa se dedicar à sua vida pessoal e profissional.
Questões estratégicas, administrativas, técnicas, operacionais e comportamentais resumem os caminhos a serem trilhados pelo síndico durante sua gestão.
Quanto mais aliados e apoiadores tiver, maior será a sua produtividade.
O síndico necessita muito mais do que uma estrutura física.
É fundamental contar com a aprovação dos moradores e dos funcionários do condomínio. Enfim, inspirar a equipe, desenvolvendo algumas importantes habilidades, como resiliência, empatia e autoconfiança.
Faça uma lista de todas as tarefas que precisa realizar no dia, identifique as pendências com data-limite para serem resolvidas.
Das tarefas levantadas, verifique quais são as prioritárias. Dê preferência aos processos que sejam importantes para a geração de receitas e prestação de contas.
Zelador e demais funcionários do condomínio (terceirizados ou não) podem ajudá-lo em atividades do dia a dia nos processos de manutenção do local e até mesmo nos procedimentos administrativos e burocráticos.
Portanto, delegue tarefas e otimize o seu tempo.
Isso permite organizar os dados armazenados, como documentos, relatórios e gestão financeira, de forma eficiente, transparente, segura e rápida. E para que possam ser sempre consultados.
Além disso, é importante contar com a tecnologia para gerar boletos para o condomínio e contar com cobrança eletrônica.
Importante que o síndico tenha sempre “jogo de cintura”. Saiba ouvir os moradores e também a melhor forma de emitir suas ideias.
Procure sempre passar as informações para os condôminos de forma clara e objetiva, assim como a prestação de contas e relatórios mais detalhados de sua gestão.
Saiba quais as habilidades, perspectivas e deficiências de cada um. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer papéis, delegar responsabilidade e planejar melhorias.
Observe o trabalho dos funcionários do condomínio e converse sempre que possível com eles. Para incentivar a integração e a colaboração desses profissionais, marque reuniões para que se sintam mais valorizados.
É preciso, ainda, informá-la sobre o mercado e atualizar sobre assuntos relacionados a condomínios. Deixando os profissionais mais preparados para as funções que executam, você provavelmente evita muitos problemas e pode se dedicar aos negócios mais estratégicos do local.
Outra iniciativa fundamental é realizar auto avaliações, pedir feedbacks e efetuar comparação com outros condomínios, síndicos e informações do mercado.
Mesmo com todas as atividades que desempenha, o síndico precisa marcar presença periodicamente no condomínio: trocar informações com moradores e funcionários, identificar problemas e tomar decisões.
Sempre que possível, busque chegar a uma alternativa que agrade ambas as partes. Por mais difícil que seja, procure sempre agir com imparcialidade.
Isso reflete em uma gestão eficiente.
Conquiste respeito e credibilidade dos moradores e funcionários do condomínio, colocando sempre à frente, a honestidade e a retidão de caráter.
O comportamento do síndico atrai aliados e apoiadores, estimulando uma gestão mais produtiva e transparente.
via tudocondo.com.br