• Por: Redator Garantidora Duplique Desembargador
  • 01/03/2024

Condomínios multifuncionais: o que são e por que são tendência

Tendência no mercado imobiliário, os condomínios multifuncionais oferecem comércios, academias, coworking, além das unidades residenciais

Imagine acordar, descer no elevador do condomínio até o andar de comércio e comprar seu café da manhã quentinho na padaria do prédio? Ou, no horário de almoço, ir de elevador até a academia? E, melhor ainda, trabalhar no coworking do prédio e poder ir em casa a qualquer momento?

Essas são características de condomínios multifuncionais que, além de oferecerem a parte residencial, contam com comércios, espaços de lazer e trabalho.

Também conhecidos como empreendimentos mistos, mixed-use e condomínios-clube, esses espaços oferecem uma variedade de serviços aos moradores, além da possibilidade de morar e trabalhar em um mesmo lugar.

Tendência nos Estados Unidos, esses condomínios estão conquistando o Brasil também.

Por isso, mostraremos o que é um condomínio multifuncional, por que eles são tendências e quais os benefícios. Boa leitura!

O que são condomínios multifuncionais?

Os condomínios mistos nasceram da ideia de trazer mais conforto e praticidade para os condôminos. É preciso apenas um elevador ou alguns lances de escada para ter acesso a vários produtos e serviços.

Desse modo, eles são compostos por uma megaestrutura e conseguem oferecer centenas de unidades de imóveis mais a parte comercial, de lazer e trabalho. Para se ter uma noção, existem condomínios com mais de 60 espaços diferentes!

Ou seja, o objetivo é que os moradores tenham acesso facilitado e com segurança a uma extensa área de serviços dentro do condomínio. Além disso, existem alguns empreendimentos que oferecem o serviço de hotelaria e também que abrem seus comércios e coworkings para pessoas de fora do condomínio.

E, se você acha que nunca viu ou já conheceu algum condomínio multifuncional, o Conjunto Nacional em São Paulo é um dos pioneiros nesse conceito de multifuncionalidade. O empreendimento é um dos pontos turísticos da Avenida Paulista e possui 2 torres comerciais, 1 centro comercial e 47 apartamentos.

Por que esse tipo de condomínio virou tendência?

Desde 2013 já existia uma procura por esse tipo de condomínio, de acordo com a RealtOn. Mas, com a pandemia e o isolamento social, condomínios multifuncionais viraram a residência ideal. Neles não é preciso sair de casa para ter acesso a vários serviços e produtos.

As pessoas desejam imóveis cada vez mais confortáveis e que gere qualidade de vida para a família, já que o tempo dentro de casa é maior.

Além disso, muitos brasileiros adotaram o home office e ter esses espaços para trabalho é ideal para a produtividade e foco nas atividades ou invés de trabalhar no escritório do apartamento.

Ou seja, os benefícios de um condomínio multifuncional, atualmente, fazem total sentido para a rotina do brasileiro.

Quais são os benefícios dos condomínios multifuncionais?

Abaixo separamos os principais benefícios desses empreendimentos. Confira!

Conveniência

Uma das maiores e mais visíveis vantagens desse tipo de empreendimento é a conveniência, pois tudo está a poucos passos de distância.

Assim, a qualidade de vida é maior, você não gasta tempo para ir ao trabalho, padaria e mercado e, também, pode fazer academia sem ter desculpas de estar com preguiça!

Morar a poucos metros do trabalho

Outro benefício desse tipo de condomínio são os coworkings que, com a pandemia, também viraram tendência nos condomínios.

Assim, o coworking é um espaço físico que pode ser compartilhado por várias pessoas que precisam de um lugar para trabalhar. Ou seja, é um espaço de trabalho compartilhado com vários profissionais que trabalham em empresas diferentes.

Dessa forma, quem mora nesse tipo de condomínio e faz home office, literalmente está a poucos metros do trabalho.

Acesso a vários serviços

Padarias, lanchonetes, empórios, academia, salão de beleza, empresas de pequenos reparos: todos esses serviços você encontra nos condomínios funcionais.

Assim, o acesso é facilitado e você não precisa se deslocar para tê-los.

Segurança

Pode parecer que esse tipo de empreendimento não é seguro, mas é aí que muitos se enganam. Como há um grande fluxo de pessoas, moradores ou não, a segurança é redobrada. Principalmente na área residencial.

Desse modo, o ideal é visitar o local e observar como funcionam os serviços de segurança.

Portanto, os condomínios multifuncionais estão fazendo sucesso por suas vantagens no cenário atual que estamos vivendo. Além disso, para quem procura praticidade, conveniência e qualidade de vida, esse tipo de empreendimento é perfeito para você!

Conteúdo SíndicoNet. – Veja mais em https://www.sindiconet.com.br/informese/condominios-multifuncionais-para-moradores-vida-em-condominio
  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: