• Por: Redator Garantidora Duplique Desembargador
  • 29/02/2024

Cronograma de manutenção condominial: mês a mês

Existem períodos mais propícios para algumas atividades no condomínio. Por isso, preparamos esse cronograma de manutenção condominial mês a mês.

A manutenção do condomínio é fundamental para que tudo funcione bem, em segurança e com preço justo. Isso vale para todos já que com a passagem do tempo e a frequência de uso, os empreendimentos sempre requerem vistorias e correções. Portanto, o ideal é cumprir à risca o cronograma de manutenção condominial.

Quando não realizada a manutenção preventiva e corretiva, o valor do seu patrimônio é depreciado. E se coloca em risco a construção, os moradores e a comunidade. Neste artigo, mostramos quais atividades devem ser feitas a cada mês, considerando as razões dos procedimentos.

Por exemplo, com a chegada do verão, os moradores utilizam muito mais a piscina e o solarium do que no inverno. Portanto, não somente a limpeza, mas as medições de pH e eventuais correções devem ser feitas com maior frequência. 

Já no período entre o fim de maio e começo de junho, termina a temporada de chuvas. Hora de reparar a pintura das áreas comuns. E observar atentamente se há fissuras, vazamentos e necessidade de impermeabilização das superfícies.

Cronograma de manutenção condominial: O que deve ser feito a cada mês

Janeiro

No principal mês de férias e calor, uma das atividades primordiais é o reforço da segurança geral do condomínio. Você sabia que nesse período crescem as ocorrências de invasões, roubos e furtos, principalmente nos condomínios residenciais? Então, fique atento. 

Fevereiro

limpeza das caixas d’água precisa ser realizada duas vezes ao ano. Fevereiro é um bom mês para a primeira delas. Programe a segunda para agosto.

Março 

Vamos cuidar do jardim? O calor e as tempestades do verão podem ter prejudicado parte das suas plantações.

Abril

Realize a inspeção predial. O objetivo é avaliar aspectos fundamentais da vida condominial.  Bom mês, também, para realizar desinsetização. Já marque a segunda rodada para outubro. 

Maio

No cronograma de manutenção condominial, é crucial se programar para o inverno. Realize os reparos necessários às áreas externas porque geralmente, este é um período de poucas chuvas. Estamos falando sobre a restauração de fissuras, eventuais infiltrações e contratação de uma empresa conceituada para os serviços de impermeabilização.

Junho

Organize as áreas de entretenimento e recreação para que tudo esteja em perfeito estado de preservação para o mês das férias escolares. As áreas de lazer como piscina, sala de jogos, brinquedoteca, cinema, playground, academia e quadras de esporte devem estar com os equipamentos em dia. De modo que garanta segurança pos usuários.

Julho

Ainda dentro do seu cronograma de manutenção condominial, faça uma avaliação geral de todos os maquinários e equipamentos eletrônicos. Se houver necessidade de reparos ou trocas esta é a hora. Não se esqueça de conferir se tem orçamento para estas tarefas que podem custar caro.

Agosto

Parece cedo, mas não é. Em agosto, o ideal é já iniciar a preparação das piscinas para utilização no verão. Faça uma manutenção detalhada incluindo a limpeza dos azulejos do fundo e laterais e, ainda, a reparação de vazamentos.

Não se esqueça de também fiscalizar as áreas onde os moradores tomam sol, tanto a parte estrutural quanto equipamentos como cadeiras e guarda-sóis.

Setembro

Aqui o cuidado maior fica para os jardins e paisagismo em geral. É preciso verificar as adubações e as podas. Afinal, dia 21, chega a primavera. As áreas verdes do condomínio só vão florescer lindas e saudavelmente se os serviços de jardinagem estiverem nota 10. 

Outubro

Com a aproximação do verão, vale checar os reservatórios de água e as respectivas bombas. Tudo em perfeito estado? Lembre-se da segunda rodada de limpeza das caixas d’água. Ninguém quer ter falta de água durante as altas temperaturas, certo?

Novembro

Já prevendo que dezembro e janeiro são tempos de bastante chuva, aproveite para analisar como está a situação dos pára-raios e todo o sistema hidráulico do condomínio. 

Dezembro

Férias escolares e festas de fim de ano estão bem próximas. No seu cronograma de manutenção condominial, é época de garantir que a estrutura para receber a decoração de Natal esteja sob controle. Neste aspecto, a potência pra instalação das luzes merece atenção especial. Idem para o salão de festas e espaço Gourmet e churrasqueiras cuja utilização aumenta muito.

via tudocondo.com.br

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: