Economizar água nas áreas comuns do condomínio

Veja como economizar água nas áreas comuns do condomínio na época mais quente do ano

 

Em tempos de verão, a nossa tendência é precisar de mais água. Com isso, economizar água nas áreas comuns do condomínio fica longe da nossa realidade. Não só para a hidratação do corpo, mas também para nos refrescar do calor e manter nossas plantas e jardins protegidos dos efeitos do sol. Mas você já parou pra pensar em quanto podemos estar desperdiçando água nestas atividades?

Dicas práticas para o dia a dia

A gente separou algumas dicas práticas para economizar água nas áreas comuns do seu condomínio, evitando desperdício e otimizando as tarefas que precisam desse recurso natural. Confira:

Não regue demais as plantas e prefira o horário da noite

Ainda que o calor esteja forte, não é preciso regar as plantas mais vezes. Além de prejudicar a saúde da planta, você estará gastando água em excesso sem necessidade. Regar com pouca frequência, mas corretamente vai garantir a hidratação do jardim. O melhor horário é durante a noite ou nas primeiras horas da manhã: a redução da evaporação chega a 30%, dependendo da sua localização.

Aproveite a água da chuva

Apesar do forte calor, o verão no Rio de Janeiro também é conhecido por chuvas intensas e temporais. Toda essa água não precisa ir embora! Se o seu condomínio ainda não possui uma estrutura montada para captar água da chuva, mas têm espaço livre, tente armazenar um volume em tonéis de plástico. Assim você pode economizar o uso de água na irrigação dos jardins, usando a água da chuva para este fim. Para ler mais notícias em nosso blog e conhecer nossos serviços clique aqui.

Não lave calçadas

Milhares de litros de água são desperdiçados a cada dia com esta prática desnecessária. A rua e a calçada não devem ser lavadas com a mangueira do seu prédio! Oriente os funcionários do condomínio a abandonarem este hábito que gera tanto desperdício.

Atenção para os vazamentos

Verifique regularmente se há vazamentos de água nas estruturas do prédio. Inspecione torneiras e canos, pelo menos duas vezes por mês. Vazamentos geralmente não são muito caros para corrigir, mas se eles não são atendidos o mais breve possível, podem causar grandes problemas ao longo do tempo, além de gerar um aumento considerável na conta de água do prédio.

Cubra a piscina

A evaporação pode ser uma inimiga dos condomínios quando falamos de conservação da água de piscinas, tão usadas pelos moradores no verão. Usar uma lona ou capa para cobrir a piscina quando está fora de uso pode reduzir a evaporação de 30% a 50% e também isolar a água a partir de elementos exteriores, ajudando a manter uma temperatura constante.

Fonte: Condomínios Verdes

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: