Moradores precisam ajudar na segurança diária do condomínio

Segurança no condomínio requer compromisso de todos, inclusive dos moradores. Veja algumas ações que você pode tomar no seu cotidiano A sensação de segurança que morar em um condomínio proporciona é, sem dúvida, um dos motivos que levam tantas pessoas a buscar essa opção de moradia. Mas as ações de precaução não são apenas atribuições […]

Segurança no condomínio requer compromisso de todos, inclusive dos moradores. Veja algumas ações que você pode tomar no seu cotidiano

A sensação de segurança que morar em um condomínio proporciona é, sem dúvida, um dos motivos que levam tantas pessoas a buscar essa opção de moradia.

Mas as ações de precaução não são apenas atribuições de síndicos e funcionários. Como frisamos anteriormente, a Segurança dentro do condomínio depende da ação diária de todos.

Por isso, dando continuidade ao nosso especial sobre segurança e ação humana, falamos agora dos deveres dos condôminos.

1– É de suma importância que os moradores cumpram as normas estabelecidas no regimento interno e na convenção do condomínio em relação ao tema.

2– Não recrimine os funcionários de portaria e vigilantes que cumprem à risca as instruções passadas a eles por síndicos e superiores. Além de deselegante é preciso entender que o cumprimento de determinadas regras é infinitamente mais valioso que um condomínio a mercê de criminosos.

3– Participar sempre das assembleias e caso não possa comparecer em todas, dar prioridade para aquelas que tratam do tema segurança.

4– Não fique incomodado quando o porteiro solicita que você desça para pegar as suas encomendas. É para sua própria segurança.

5- Procure comunicar o porteiro com antecedência sobre entrega de encomendas. Dessa maneira você não deixa em dúvida o funcionário quanto à presença de estranhos na portaria.

6– Ao entrar ou sair do condomínio fique atento ao movimento nas imediações do edifício e verifique se o portão foi fechado corretamente.

7 Observe o sistema de iluminação interna do condomínio e das proximidades, em locais públicos. Uma região bem iluminada inibe a ação de assaltantes.

8 Procure conhecer seus vizinhos e conversar sobre o assunto. Combinem medidas de comunicação em casos de emergência como piscar as luzes, telefonemas e outros.

9– Evite o uso de adesivos em carros. Principalmente aqueles que identificam o número de familiares que habitam a residência.     

10– E, por fim, confie na tecnologia e na eficácia dos sistemas de segurança, mas procure fazer a sua parte. É inegável que os modernos artefatos ajudam bastante no cotidiano do condomínio. Mas se cada um não fizer a sua parte, de nada adianta os gastos dispensados.

Por: Guilherme de Paula Pires | Redação Viva o Condomínio | https://vivaocondominio.com.br/

 

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: