Veja aqui os cuidados necessários e como decorar o condomínio para essa data tão especial
O final do ano chegou, e, com ele, as alegrias da preparação para o período de festas.
Poucas coisas representam tão bem o final do ano do que a decoração para o Natal! Com ele, vem a tradição de enfeitar os condomínios com luzes e árvores típicas da época.
Difícil um condomínio que não coloque nem uma luzinha para dar um brilho ao seu jardim.
Por isso, o SíndicoNet traz algumas dicas e cuidados necessários sobre o assunto.
Como organizar?
Tipos de decoração
Outro ponto importante é o tipo de decoração que o condomínio espera apresentar. Se o desejo for por algo simples, como lâmpadas do tipo “pisca-pisca” nas árvores do jardim e enfeites do mesmo tipo na portaria, os próprios funcionários podem se encarregar de fazê-lo. Também é possível colocar uma árvore de Natal no hall social, com algumas caixas, que simbolizam os presentes, embaixo dela. Nesses moldes, a decoração sai bem em conta. Na hora de montá-la vale usar os enfeites de anos anteriores – os custos são apenas em substituir as lâmpadas queimadas e algum enfeite quebrado.
Quem quiser uma decoração mais ecológica pode usar a criatividade e criar enfeites com garrafas pet e revistas antigas, por exemplo.
Há outros lugares, principalmente os condomínios comerciais, que optam por apresentações mais elaboradas. Para quem quer uma decoração completa de fachada, é preciso preparar o bolso.
Dependendo da empresa escolhida e do tipo de ornamentação o custo pode superar os R$ 10 mil.
Nesses casos o recomendável é contar mesmo com a mão de obra especializada – já que não é possível para os funcionários do prédio, por exemplo, colocar lâmpadas em toda a fachada.
Quem opta por uma decoração maior também deve se antecipar sempre que possível – tanto na decisão do orçamento empregado quanto na pesquisa da empresa escolhida.
Com a proximidade do Natal, as prestadoras desse serviço vão ficando cada vez mais atarefadas, com menos horários disponíveis e, é claro, cobrando mais caro.
Cuidados com a rede elétrica
O Programa Casa Segura, criado com o objetivo de alertar a população sobre os riscos de acidentes elétricos, dá algumas dicas para evitar que a iluminação natalina seja a causa de acidentes e tragédias. Veja abaixo:
Outras possibilidades
Em muitas cidades, há a possibilidade de alugar a decoração natalina. Dessa forma, consegue-se variar os motivos anualmente sem investir na compra dos materiais.
Em condomínios clube, uma opção bacana para integrar as crianças é chamar uma equipe especializada em enfeites natalinos. Dessa maneira, dá para juntar os pequenos para a elaboração de ornamentos únicos para a árvore de Natal, por exemplo.
Outra forma de manter o espírito natalino em alta é colaborar com alguma ação social. Os condôminos doam roupas e brinquedos para alguma instituição de caridade e, depois, podem ajudar no momento da entrega.
Fonte: https://www.sindiconet.com.br/