Os quadros de letra ainda são difíceis de ser encontrados no mercado brasileiro, mas é possível comprar a peça que dá um ar mais vintage
Tendência já bastante difundida no exterior, o letter board – ou quadro de letras – começa a ganhar espaço no Brasil. O objeto é bastante simples, mas pode fazer todo o diferencial, já que é capaz de deixar a decoração mais personalizada. Com ele, é possível escolher uma palavra ou frase com a qual o dono da casa se identifique. Além disso, o letter board é facilmente incorporado à decoração com harmonia e dá um ar mais vintage ao ambiente. O único problema é que ainda é tarefa complicada encontrar o objeto à venda no mercado nacional, mas não é missão impossível.
Já é comum no país usar quadros com mensagens, mas o letter board tem surgido como uma referência a ser usada, principalmente por ter um cunho afetivo em relação ao passado. “O uso do letter board é uma tendência que está surgindo timidamente no Brasil, ao contrário dos Estados Unidos e de outros países da Europa. Aqui, já tínhamos o costume de decorar os ambientes usando mensagens em quadros, palavras e letras soltas, mas agora temos uma referência a ser utilizada, e que um dia fez parte do nosso cotidiano. Quem não se lembra de ter visto estes letreiros de plástico em lanchonetes?”, questiona o arquiteto Artur Diniz.
Para ele, essa é uma tendência que reflete a necessidade cada vez maior de as pessoas se expressarem através das palavras. “Chega a ser terapêutico o processo de montagem e remete diretamente às nossas brincadeiras de infância”, acrescenta. O resultado é sempre bastante original. “O resultado é elegante e sóbrio, mas a sobriedade pode ser quebrada pela leveza da mensagem que se quer passar”, afirma o arquiteto.
O fato de garantir uma decoração mais personalizada também é ponto positivo. “Se você produzir seu próprio letter board, poderá personalizar com frases únicas, poemas seus, trechos de músicas que contam sua história, então não haverá nada mais original e simples. Já se comprar pronto, vai escolher um que tenha uma mensagem com a qual se identifique”, acrescenta.
São inúmeras as possibilidades de utilização do letter board na decoração e deve-se levar em consideração o efeito que se deseja alcançar na hora de escolher a mensagem que ficará exposta. “O letter board fica elegante em quadros pequenos, com mensagens breves, com as próprias frases dispostas a formar uma bela composição. Pode-se usar trechos de músicas e poemas. Pode-se ainda agrupar conjunto de painéis com frases que se complementam”, explica Artur Diniz.
Um dos segredos para o sucesso do objeto na decoração é justamente a sua simplicidade. “O letter board é tão simples que aí reside sua beleza: fundo preto, letras em relevo, cor branca e moldura reta”, detalha o arquiteto.
Embora seja simples, ele permite uma gama imensa de possibilidades de composição e efeitos. “Basta usar a criatividade. Pode ser usado ao lado de outras peças decorativas, enriquecendo a decoração”, complementa.
Não existem regras e os quadros de letras ganham espaço em qualquer ambiente da casa. Porém, com certos cuidados, eles podem ganhar ainda mais destaque e deixar o ambiente mais charmoso. “O letter board ganha destaque quando apoiado em bancadas ou prateleiras. Na parede, poderá estar camuflado em meio a outros quadros, formando uma composição. Mas não passará despercebido, pois somos automaticamente impelidos a ler ou interpretar a mensagem”, garante Artur, que aconselha explorar mesas laterais, prateleiras, bancadas, mesas de centro e estantes. Já se usados em cozinhas e banheiros, eles dão um ar despojado ao ambiente.
Artur Diniz acredita que a popularização das impressoras 3D vai possibilitar encontrar o letter board e suas variações com mais variações e ainda cada um vai poder dar um toque de personalidade à sua peça. Porém, ainda que não encontrados com facilidade no mercado brasileiro, ele já desponta como tendência. “O objeto provavelmente estará presente nas principais exposições de decoração deste ano, seguindo a tendência de outros países da Europa e Estados Unidos”, diz.
De fato, ainda existe dificuldade para encontrar os quadros de letras prontos no país, mesmo em lojas especializadas em objetos de decoração. Porém, existem outras formas de comprá-los. “Ele são encontrados fartamente em sites de decoração do exterior que exportam para o Brasil.
Um letter board de 40×50 cm vai custar em torno de R$ 400, mas vai depender do material e do local da compra”, afirma Artur Diniz. O arquiteto ainda ensina outra maneira de adquirir e formar a peça. “Você tem a opção de importar apenas as letras, criar uma frase e encaixar no painel perfurado. Após isto, basta encomendar uma elegante moldura”.
Existe ainda outras maneiras de comprar um quadro de letras. “No Brasil, empresas de comunicação visual fornecem letreiros com módulos para fixação direcionados a lanchonetes e outros estabelecimentos. Um painel 30×45, com aproximadamente 300 caracteres, custa em torno de R$ 70. Você pode fazer o pedido, montar seu quadro e caprichar na moldura. Vai ser sucesso”, garante. Outra dica que ele dá é garimpar as peças em brechós. “Você pode ter a surpresa de encontrar relíquias de famosos restaurantes ou lanchonetes para expor em casa”, conclui.
Fonte: ZAP Imóveis