Muito mais do que ser amigo das pessoas, o síndico tem o dever de manter tudo organizado, melhorando a vida de todos os moradores
Ser síndico não é tarefa fácil. É uma profissão que exige muitas características, habilidades complexas e uma determinação fora de série para controlar um condomínio com diversos moradores. Se você está assumindo agora essa função, fique calmo. Essas dicas vão ser de grande valia e irão ajudar muito na organização das tarefas, de modo que você possa ser considerado um síndico de sucesso. Muito mais do que ser amigo das pessoas e resolver alguns problemas de infiltrações, o síndico tem o poder – e o dever – de manter tudo bem organizado, melhorando e otimizando a vida de todos os moradores.
Mas, para isso, ele precisa se organizar. Reúna ferramentas adequadas e algumas dicas de sucesso para conseguir ser o profissional que todo prédio sonhou em ter. E não pense que vai ser tarefa fácil, afinal, se fosse simples, não seria “síndico”. Confira as nossas dicas e coloque a mão na massa!
Prepare pautas objetivas
Isso é fundamental para que as reuniões sejam diretas e sem enrolações. Deixe assuntos mais delicados e complexos para serem tratados na assembleia ou encontros focados nisso.
Mantenha informações pontuais
Não deixe que o Conselho fique sem saber qualquer decisão e balancetes financeiros. Faça uma convocação sempre que for tomar uma decisão importante.
Notas fiscais e comprovantes
Isso comprova todos os gastos que você está tendo com o condomínio, além de ajudar diretamente na prestação de contas. O valor da empresa, serviço ou produto adquirido é importante, mas atente-se à qualidade.
Fundos de reserva
Isso é muito importante para qualquer emergência que possa acontecer. Com esse fundo, você garante que o condomínio não fique no vermelho. Mas, lembre-se que o percentual destinado deve ser estipulado pela convenção juntamente com os moradores.
Segurança é muito importante
Pequenas atitudes, como: não permitir entregas diretamente no apartamento, cuidar dos muros e arredores do prédio usando cercas elétricas, além de uma combinação com vigias, câmeras e procedimentos feitos paralelamente com os moradores. Isso garante a segurança de todos.
Fonte: ImovelWeb