Tempo maior para investir, dinheiro a mais para dar de entrada ou no início da construção… Saiba as vantagens e desvantagens
Esse é um questionamento feito por todas as pessoas que estão querendo a independência de ter um novo lar, afinal, comprar ou construir, o que vale mais a pena? Bom, esse é um questionamento difícil de ser respondido, pois as pessoas podem ter necessidades e tempos diferentes, além de um tempo maior para investir, um dinheiro a mais para dar de entrada ou no início da construção… Enfim, são muitos questionamentos, mas que iremos esclarecê-los para que você tome a melhor decisão possível.
O que podemos adiantar é: não existe escolha melhor e sim, a mais adequada para o seu momento de vida e para o seu momento financeiro, outro ponto a ser considerado. Agora, vamos diretamente ao que interessa e mostrar as vantagens e desvantagens de cada um dos casos. Certamente, elas serão bem esclarecedoras para ambas as ideias.
Imóvel pronto
Esse em especial é para quem tem necessidades imediatas e tem um bom dinheiro guardado para dar de entrada, afinal, para realizar um financiamento bancário hoje, há a necessidade de dar, no mínimo, 20% de entrada, ou seja, não é um valor baixo. Se você já realizou uma boa economia durante algum período e tem essa reserva disponível, o investimento será bem feito.
Porém, além de analisar essa possibilidade de entrada com uma verba maior, pense que você terá que arcar com um financiamento por anos até a quitação do imóvel. Isso pode ser assustador para algumas pessoas que acabam protelando a compra devido ao longo prazo.
Essa pode ser considerada uma das desvantagens do imóvel pronto, mas para quem tem pressa e não quer considerar o tempo de construção, essa escolha parece ser a mais assertiva.
O imóvel pronto, portanto, vale mais a pena para pessoas que estão dispostas a arcar com uma entrada relevante e tem uma boa reserva, além de estarem com a necessidade de mudar-se logo para o local.
Imóvel construído
Esse aqui é bem peculiar, pois no início você terá que arcar com a compra de um terreno e que, possivelmente, não vai ser tão barato – talvez a entrada de um imóvel pronto, por exemplo. E a sensação de comprar “nada” assusta algumas pessoas.
Esse tipo de aquisição é para quem não tem pressa e quer uma casa de acordo com os seus desejos. Construir não é barato, mas certamente sairá mais em conta do que comprar uma casa pronta, por conta da margem de lucro que as construtoras colocam. Para uma que casa fique pronta o quanto antes também é necessário uma boa verba, para dar aquele gás inicial e dar, ao menos, uma cara para o imóvel.
Podemos resumir, portanto, que construir um imóvel é para quem não tem tanta pressa, conta com uma verba mais baixa e quer um lar de acordo com as suas vontades, mesmo que isso demore um pouco mais.
Fonte: ImovelWeb