Quem adora usar madeira na decoração pode contar com revestimentos que conseguem reproduzir a textura com exatidão, mas que são feitos de outros materiais. A tecnologia faz com que a aparência dos detalhes sejam fiéis à matéria-prima original, chegando até a confundir se não se trata mesmo de uma peça feita de madeira.
Segundo a arquiteta Erica Salguero, os revestimentos mais utilizados ultimamente são o porcelanato, vinílico e o laminado.
De acordo com a arquiteta, os revestimentos que imitam madeira podem ser aplicados em qualquer ambiente, mas deve ser levado em conta se é uma área molhada ou seca, interna ou externa, pois alguns materiais não podem ter contato com sol e nem água.
“Hoje em dia, há acabamentos cerâmicos, vinílicos e cimentícios que trazem a textura da matéria-prima. Muitas vezes, esses materiais acabam sendo mais econômicos e sustentáveis”, explica Erica.
A profissional comenta é possível combinar este tipo de produto em ambientes que possuam madeira de verdade sem prejudicar a sofisticação do projeto.
A arquiteta comenta que o custo médio do vinílico e laminado varia entre R$ 50 e 80 por m², mais a instalação. “O porcelanato acaba sendo a opção mais cara, pois a qualidade do material é superior e a mão de obra é mais qualificada”, afirma.
Para ela, o mais curioso deste tipo de revestimento é a matéria-prima de alumínio que imita madeira em todos os detalhes “naturais”, como cores, veios e textura. “Pode ser aplicado em diversas tipologias das esquadrias”, diz.
A arquiteta alerta que na hora da escolha deste tipo de revestimento deve-se atentar para a qualidade do material e o acabamento. Também é necessário contratar um profissional capacitado para esse tipo de serviço.
“Muitas vezes, o acabamento do material e a aplicação não garatem o objetivo proposto”, acrescenta.
Fonte: ZapImoveis