Veja dicas para tornar sua casa em um ambiente fresco no verão

Arquitetura e decoração podem ser adaptadas para evitar o calor extremo A estação mais quente do ano já está a todo vapor. Como a tendência é que tenhamos verões cada vez mais rigorosos a cada ano que passa, a dica para quem está reformando ou construindo é investir em alternativas arquitetônicas que minimizem o calor e […]

Arquitetura e decoração podem ser adaptadas para evitar o calor extremo

casa de verão

A estação mais quente do ano já está a todo vapor. Como a tendência é que tenhamos verões cada vez mais rigorosos a cada ano que passa, a dica para quem está reformando ou construindo é investir em alternativas arquitetônicas que minimizem o calor e que deixem o ambiente fresco.

“Algumas ações podem ajudar, como aumento do pé direito, posição das janelas – se elas estiverem ao sul, receberão sol somente na parte da manhã – e ventilação cruzada, para renovação do ar”, comenta a arquiteta Estela Netto.

Quanto mais claro o telhado, menos calor em casa (Foto: Shutterstock)

O telhado também merece uma atenção especial. A arquiteta explica que quanto mais escuro for o telhado, mais quente será a casa. Além disso, os telhados brancos podem reduzir o uso de energia no verão entre 10% até 40%. Eles refletem 90% da luz solar, tornando as casas mais agradáveis.

As telhas metálicas, de zinco e amianto, também devem ser evitadas porque aquecem com muita facilidade. No caso de lajes planas é interessante associá-la aos telhados sanduíche, verdes ou argila expandida”, acrescenta Estela.

O arquiteto Cioli Stancioli destaca outros elementos que podem ser grandes aliados para deixar as residências mais frescas. “O cobogó é um excelente recurso para se usar com esse objetivo, pois faz o fechamento de algumas áreas conservando a vista e a ventilação. O piso cimentício e de ladrilho hidráulicos, além de esteticamente belos, são os mais frescos de pisar, por isso também são indicados”, explica Cioli.

ladrilho hidraulico

Outras escolhas simples na decoração de interiores também podem contribuir para um ambiente mais fresco durante o verão. A arquiteta Carmen Calixto diz que deve-se evitar tapetes muito felpudos e dar preferência aos estofados em tecidos naturais como o linho, por exemplo.

As lâmpadas também podem dar uma forcinha para ambientes menos quentes. “Devemos evitar também o uso de lâmpadas dicroicas, incandescentes e halógenas, pois elas produzem calor. É importante dar preferência para lâmpadas em LED ou frias”, afirma Carmen.

O piso também pode influenciar e muito na sensação térmica. “Elementos como carpete devem ser evitados. O ideal é investir em pedras como granito e mármore. Essas pedras são frias e não absorvem as temperaturas quentes, tornando o local mais agradável”, explica Estela.

Para quem não pode investir em pedras, Carmen traz outras dicas. “Porcelanatos e cerâmicas também deixam a casa mais fresca que os pisos em madeira”, encerra.

porcelanato

Fonte: ZapImoveis

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: