Se existe um aparelho que não pode faltar dentro de uma casa é o de TV. Afinal, quem não gosta de se informar ou se divertir assistindo à televisão ou de usá-la para ver um bom filme ou jogar videogame?
Segundo a designer de interiores Grazi Eleoterio, aproveitando as novas tecnologias, hoje em dia é possível colocá-la até embutida em portas de armário ou guarda-roupa, além de vidro ou espelho – opções perfeitas, criativas e funcionais principalmente para ambientes pequenos.
“Um tubo em inox possibilita que a TV fique suspensa no meio do ambiente, sem a necessidade de parede. A fiação do aparelho fica dentro do tubo”, sugere Grazi.
Ter a cama e o guarda-roupa um de frente para o outro é muito comum, principalmente em ambientes pequenos, o que inviabiliza o uso da TV.
“Inviabilizava, já que as TVs fininhas, que são mais leves, podem ser colocadas dentro do armário sobre alguma prateleira. E basta abrir a porta do guarda-roupa quando quiser assistir ou então colocar uma porta de vidro incolor”, recomenda.
A porta que vai receber a TV deve ser de espelho ou de vidro, pois esses materiais permitem que você veja e ouça a televisão perfeitamente quando ligada e, quando desligado, o aparelho se torna invisível. E tanto o vidro quanto o espelho não impedem a ação do controle remoto. O aparelho pode ser qualquer um, desde que seja fino. Mas a estrutura que irá suportá-lo deve ser resistente. Já a fiação fica toda dentro do armário.
Nesse caso, a televisão fica suspensa por uma estrutura que é toda revestida, bem como a fiação. E ainda existe a vantagem de oferecer mobilidade ao aparelho, que gira e pode atender a dois ambientes. Essa proposta também é perfeita para ambientes integrados.
O eletroeletrônico também pode ser embutido no teto por meio de um suporte escamoteável motorizado. Para quartos é recomendado o suporte simples, que apenas desce do teto, e para ambientes integrados é interessante o modelo que permite giro de 360°, atendendo todos os ambientes.
A fiação da televisão ou de aparelhos como DVD, por exemplo, é feita através de uma infraestrutura de conduítes. O nicho (ou forro de gesso) que embute a TV no teto precisa ter, no mínimo, 25 cm para acoplar o aparelho perfeitamente ao teto quando fechado.
“Para terminar, uma ideia que eu gosto: esconder a TV! Para isso, pode-se usar um painel móvel na estante ou um móvel antigo modificado para embutir o aparelho”, recomenda Grazi.
E não se esqueça: antes de posicionar o eletroeletrônico definitivamente, fique no lugar onde vai sentar-se para vê-lo (sente-se no sofá, nas poltronas laterais, deite na cama) e só então decida a posição correta. Lembre-se também de observar a incidência do sol e prefira que ela fique na parede onde a luz menos incidir.
Fonte: ZapImoveis