Por Leticia Lepchak*
Quem tem criança em casa sabe o quão difícil é organizar os brinquedos, afinal, sempre se tem muitos e os espaços estão cada vez menores, o que resulta em brinquedos jogados por todos os lados. Mas então, o que e como fazer?
Sempre digo que o primeiro passo para qualquer organização é realizar uma triagem de tudo, a fim de descartar o que não precisa mais ser guardado. No caso dos brinquedos, para esta etapa, podemos dividi-los em três categorias: os que estão quebrados ou faltando peças, os que não são mais usados e que estão fora da faixa etária da criança, e por fim, os que irão ser guardados. Vale lembrar que os brinquedos da primeira categoria podem ser imediatamente descartados caso não haja conserto, e os da segunda categoria podem ser doados ou vendidos.
Para organizar, invista em muitos acessórios. Caixas transparentes de acrílico, nichos, ganchos, prateleiras, sapateiras de porta, e para as miudezas, potes de sorvete decorados, vasinhos de flor, cestinhas e outros. Confira algumas fotos para se inspirar:
Opte por utilizar cada objeto organizador para uma só categoria (brinquedos de montar na caixa tal, carrinhos na outra, bonecas na sapateira e assim por diante). Lembre-se também de etiquetar tudo. Caso seu filho ainda não saiba ler, você pode utilizar desenhos para facilitar na hora de guardar os brinquedos.
É importante também que as crianças se envolvam na organização, afinal isso ajudará seu filho a entender como funcionam as coisas e a se sentir parte da casa. Hábitos como estes repassados desde cedo resultarão em adultos muito mais organizados também. Só não se esqueça que a atividade deve ser divertida, nada de estresse! Curta muito os seus filhos e dedique-se para a organização acontecer.
Fonte: ImovelWeb