Condomínios apostam em sistemas inteligentes com foco na economia de água e energia elétrica
A automação residencial tem aumentado significativamente nos últimos anos e vem garantindo novos suportes para a sustentabilidade e a qualidade de vida. Com a falta de chuvas e os aumentos frequentes na conta de luz, algumas soluções de automação tendem a diminuir o consumo de água e energia elétrica não só nos apartamentos como também nas áreas comuns dos condomínios, levando a uma economia de até 40%.
Segundo o engenheiro José Roberto Muratori, diretor executivo da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial), a tecnologia de automação já é amplamente utilizada nos EUA para este fim e, no Brasil, o tema ainda que recente já vem conquistando o mercado.
Direto da planta – Diversas construtoras apostam na automação residencial desde a construção dos projetos. De acordo com a iHouse, empresa líder em automação residencial no país, dirigida pelo empresário Leonardo Senna, 90% dos projetos da empresa atendem a esse tipo de demanda.
“Nesse segundo trimestre teremos produtos instalados em 29 projetos em empreendimentos de 14 cidades brasileiras que utilizam recursos de automação, como o Snapgrid, por exemplo”.
Monitoramento da energia – O Snapgrid é um aparelho que monitora o consumo energético da residência ou empresa 24 horas por dia, ajudando os moradores a saberem o que gasta mais ou menos energia.
“O aparelho é inédito no mercado e monitora o gasto de energia elétrica, em quilowatts ou em reais, oferecendo 16 canais para monitoramento, que podem ser programados para controlar aparelhos ou ambientes”, conta Senna.
O consumo da água também pode ser monitorado por meio de dispositivos específicos com a opção de controle e acionamento de sistemas de irrigação para jardins em função da umidade do solo ou sistemas de captação de água da chuva, por exemplo.
Vantagens e cuidados
. Diferentes tecnologias podem ser instaladas em estruturas novas ou existentes e possibilitam o acesso ou controle via smartphones ou tablets
. Ao mesmo tempo em que facilitam a vida do proprietário, os aparelhos de automação também correm o risco de serem utilizados por ladrões, já que existe o risco de deixarem expostas senhas e chaves de criptografia
. Os equipamentos de controle e acionamento de água, apesar de precisarem de energia elétrica para funcionar, trazem benefícios maiores se compararmos os ganhos e o consumo de energia elétrica contabilizado normalmente
Fonte: iCondominial