Dezembro já corre solto e, com ele, as conhecidas festas de Natal e Réveillon.
Condomínios residenciais entram no clima e decoram suas áreas comuns com luzes e enfeites típicos da época. No entanto, é preciso contratar profissionais especializados para garantir a segurança da instalação dessas decorações.
Os tradicionais enfeites de fim de ano necessitam de planejamento e mão de obra específica para se chegar a um bom resultado.
“Por questão de segurança, nós orientamos que o serviço não seja feito pelo zelador ou por funcionários do condomínio. O ideal é contratar uma empresa com profissionais especializados para exercer o serviço de decoração natalina”, diz Angélica Arbex, gerente da administradora de condomínios Lello.
Escolha coletiva
Cabe aos síndicos a procura e a contratação das empresas de decoração especializadas. No entanto, para haver maior identificação dos moradores com a decoração de Natal a ser escolhida, Angélica sugere que seja oferecido mais de uma opção para os condôminos.
As decisões sobre o modelo e o formato de decoração que serão aplicados devem ser debatidas em uma reunião com todos os moradores, recomenda Angélica Arbex.
“O envolvimento dos condôminos é fundamental. Eles devem opinar e estar cientes do que será colocado no prédio para não haver discordância após a decoração ser instalada”, fala a gerente.
A concordância dos moradores quanto à decoração facilita a padronização em relação aos enfeites usados, principalmente no que diz respeito às luzes de Natal. “É interessante entrar em consenso com os condôminos para que haja uma padronização”, aconselha a arquiteta Thalita Grava.
Dicas para não errar
1] Contrate profissional especializado
Busque especialista em decoração. O profissional pode ser arquiteto, paisagista ou decorador. Assim, você fica tranquilo quanto à beleza e à segurança
2] Mais de uma opção para os moradores
Levante, no mínimo, duas opções de decoração para debater com os moradores. Isso facilita na hora de satisfazer a todos
3] Faça uma simulação prévia
Prepare imagens que reproduzam como ficarão os locais com os enfeites. Isso facilita o compreendimento dos moradores de como ficará o prédio
4] Orçamento é fundamental
Faça orçamento das opções de decoração em, no mínimo, três lojas diferentes. Tal medida gera confiança e mostra que você se preocupa com a qualidade e também com a economia
5] Decisão coletiva evita conflitos
Por fim, realize uma reunião com os moradores para a escolha da nova decoração. Isso, porque, as ações em condomínios devem ser determinadas em conjunto
Fonte: Diário de São Paulo