Não são somente os preços ou a localização que os compradores têm levado em consideração na hora de comprar um imóvel para usar como geração de uma renda extra.
Segundo um estudo realizado pela Lopes, empresa de consultoria e intermediação imobiliária do país, apontou que a segurança e a valorização são os principais fatores relacionados à aquisição de um imóvel com finalidade de investimento.
A pesquisa, composta por 222 entrevistas, revelou que a segurança de retorno (90%) é um dos principais pontos a serem levados em conta na hora da compra, seguida de valorização de imóvel (88%) e aumento do patrimônio (79%).
Entre outros motivos que envolvem a decisão da escolha do imóvel ainda estão rentabilidade (78%), proteção contra crises (70%), condições e fluxo de pagamento (69%), aluguel como renda futura (61%), mudança nas condições de crédito (59%) e melhor opção que investimento financeiro (53%).
O levantamento da empresa ainda mostrou que, com a melhoria da situação macroeconômica e as facilidades de financiamento, 66% dos entrevistados ainda acreditam que, ao longo de suas vidas, possam adquirir de dois a três imóveis para investir.
Na semana passada, a Lopes já havia divulgado que 40% dos compradores de imóveis em São Paulo são investidores.
Para 55%, a principal razão para a compra foi para moradia própria. Já em 4% dos casos foi para uso de outra pessoa, enquanto para 3% o objetivo era que o imóvel servisse unicamente como local de trabalho.
Fonte: ZAP Imóveis