A limpeza da casa envolve questões que muita gente nem imagina. Na busca por tirar a sujeira de forma rápida e eficiente, erros são cometidos e problemas irreversíveis acontecem. O uso de esponjas de aço, por exemplo, em superfícies metálicas não é recomendado por especialistas e fabricantes, já que o produto abrasivo pode estragar os materiais. A famosa mistura de diversos produtos, uma verdadeira “bomba química”, que donas de casa criam para faxinar também deve ser evitada. “Tal aposta é perigosa e, na maioria dos casos, ineficiente. Combinações como a de sabão em pó e cloro não funcionam porque os elementos se neutralizam”, afirma Oswaldo Logo, gerente da House Shine.
Antes de começar a limpeza o mais indicado é se planejar. Enganos comuns conseguem ser evitados quando as características dos locais a serem limpos são conhecidas. Por isso, é necessário saber exatamente quais os tipos de revestimentos e materiais estarão presentes nos ambientes. Para facilitar o trabalho, conversamos com especialistas e reunimos abaixo 10 erros mais frequentes da faxina. Fique de olho:
1 – Ignorar o perigo da palha de aço
É essencial lembrar que a palha de aço enferruja. A limpeza com este tipo de material precisa ser muito cautelosa, para não haver dano. “Se deixarmos fiapos da palha no mármore branco, não haverá retorno e a superfície será danificada. A questão é a mesma na limpeza de esquadrias, pois a ferrugem destruirá o metal”, afirma o gerente.
2 – Não seguir a ordem certa na faxina
Outro engano bem comum é iniciar a limpeza pelo piso e seguir para o resto do ambiente . O ideal é limpar de cima para baixo – ou seja, começar por ventiladores e luminárias e depois alcançar paredes e móveis, terminando no piso. Importante: lembre-se de limpar do fundo em direção à porta.
3 – Usar produtos “multiuso” de maneira indevida
A fama dos tão conhecidos “multiuso” deve ser entendida com cuidado na faxina . Tais produtos devem ser usados apenas em superfícies laváveis, como cerâmicas, paredes e superfícies plásticas. Nada de aplicá-los em superfícies como madeiras, metais e tacos.
4 – Usar sabão em pó nos pisos
O produto pode até parecer inofensivo, mas não é. Ele conta com fórmulas extremamente alcalinas, de acidez compatível à da soda cáustica, e causa corrosão no piso se usado com frequência. A superfície parecerá limpa, mas serão criados microburacos que passarão a acumular sujeira. “Não raro vemos pisos de mármore e granito sem aquele brilho de quando novos por isso”, diz Viviane Abras, especialista em limpeza da Personal Service.
5 – Limpar ambientes diferentes com o mesmo pano
O problema de fazer a limpeza da casa usando o mesmo pano é a distribuição das bactérias. Espaços de gordura intensa – a cozinha, por exemplo – têm microorganismos típicos que não devem estar presentes nos demais ambientes.
6 – Uso indiscriminado de desinfetantes
Investir no produto durante a limpeza do chão de qualquer ambiente da casa é um erro, ressalta Viviane. “Desinfetantes precisam ter uso restrito. O conceito de desinfecção é necessário em locais onde tocamos com as mãos. O chão deve ser limpo com detergente neutro e não necessariamente desinfetado”, afirma.
7 – Pouco cuidado no uso de álcool e cloro
O álcool não deve ser usado em superfícies emborrachadas, pois enrijece os materiais , e a aplicação precisa acontecer, no mínimo, três vezes sobre o mesmo local. Já o cloro é extremamente corrosivo e precisa ser evitado em superfícies metálicas (como aço inox e ferro).
8 – Aguar plantas após lavar o chão
Pode até parecer algo sem importância, mas a água vinda dos vasos acaba manchando o piso e o estrago chega inclusive a causar ferrugem nos revestimentos.
9 – Misturar roupas claras e coloridas na lavagem
É muito importante separar as roupas de acordo com suas tonalidades – escuras e claras (brancas e bege), de modo a evitar possíveis manchas irreversíveis. A eficiência da limpeza pode ser melhorada deixando as roupas de molho no sabão em pó.
10 – Lavar roupas íntimas junto de toalhas
A lavagem da roupa deve considerar ainda aspectos como a presença de bactérias. Desse modo, toalhas e roupas íntimas devem ser lavadas separadamente para não haver contaminação.
Fonte: IG