• Por: Garantidora Duplique Desembargador
  • 10/10/2013

Iluminação certa faz toda a diferença

Um quarto precisa de uma iluminação diferente de um escritório ou de uma sala, assim como um quadro ou um objeto de decoração. Mas será que as pessoas sabem compor a iluminação ideal em suas casas ou estabelecimentos comerciais? Quem responde é o arquiteto Guto Biazzetto, da Gambiarra Arquitetura: “a maioria das pessoas acaba indo pelo bom […]

iluminação 4Um quarto precisa de uma iluminação diferente de um escritório ou de uma sala, assim como um quadro ou um objeto de decoração. Mas será que as pessoas sabem compor a iluminação ideal em suas casas ou estabelecimentos comerciais?

Quem responde é o arquiteto Guto Biazzetto, da Gambiarra Arquitetura: “a maioria das pessoas acaba indo pelo bom senso, mas não sabe que existe uma infinidade de formas de iluminação e tipos de lâmpadas para tornar os ambientes mais aconchegantes ou mais sóbrios, de acordo com as diferentes necessidades”, diz.

Pensando nisso, ele preparou uma série de dicas para auxiliar na escolha da melhor iluminação para cada espaço ou situação:

1)    Se você quer criar um ambiente mais romântico, seja residencial ou comercial, o ideal é a iluminação indireta com lâmpadas led, criando um clima introspectivo, sem ofuscar a vista, ideal para locais a dois, como restaurantes e bares, ou salas de jantar.

2)    A iluminação focada é muito usada para destacar uma escultura, um quadro ou até mesmo uma poltrona de leitura. Ela serve para direcionar a atenção para aquele ponto decorativo e pode se valer de lâmpadas dicroicas que variam o foco do ângulo, sendo o mais comum de 36º.

3)    A iluminação de segurança é aquela acionada com sensor e só acende quando alguém chega ao ambiente. Além de economizar energia, esse tipo de iluminação serve também como alerta quando instalado na frente de uma residência, por exemplo. A mais indicada para esses casos é a lâmpada halógena.

4)    Para clarear o ambiente de forma mais homogênea, em espaços mais amplos como as salas de TV e estar, a iluminação ambiente é a mais adequada, com uso de lâmpadas par20.

5)    Já as saídas dos locais, principalmente comerciais, devem ser sinalizadas com iluminação de emergência, com lâmpadas mais fortes, do tipo led incandescente.

6)    Para sinalizar alguma circulação ou diferença de níveis, como as escadas, o uso de balizadores nos degraus é o ideal, garantindo mais segurança.

7)    Os escritórios devem receber lâmpadas florescentes – o melhor modelo atualmente é o T5, que apresenta maior eficiência energética – pois precisam ser mais claros para permitir uma boa leitura ou estudo. O mesmo se aplica para os banheiros, principalmente próximo aos espelhos, garantindo uma maquiagem e um barbear bem feitos. 

8)    E por fim, as luminárias que por si só são objetos de design e não servem somente para iluminar os ambientes, mas também para decorá-los.

Fonte: Paranáshop

  • COMPARTILHE

Pesquisar

Desenvolvido por: